Sistema antigo – Script de instalação das impressoras de rede no Linux* – Ubuntu*

O procedimento do tutorial a seguir foi testado no Ubuntu 22.

Escolhendo a rede #

Para a configuração da impressora de rede (antes do primeiro uso), recomendamos a utilização da rede cabeada da UFABC.

Importante: Caso esteja tentando utilizar uma impressora de rede da UFABC no Linux por Wi-Fi, certifique-se de que você está conectado à rede Eduroam.

Caso não saiba conectar-se à rede Eduroam, consulte a seção “Eduroam”.

Autenticando-se como root #

Abra o terminal.

No terminal, autentique-se como root com o comando:

sudo su

Baixando o script de instalação #

Baixe o arquivo de texto (script) hospedado no site do NTI.

Executando o script de instalação #

Logado como root no terminal, altere (se necessário) para o diretório onde está o script baixado, com o comando cd.

Em seguida, digite no terminal os dois comandos:

chmod +x arquivo.sh
bash arquivo.sh

substituindo-se “arquivo.sh” pelo nome do arquivo baixado.

A execução deste script fará o seguinte, nesta sequência:

• atualizações (pode ser um pouco demorado)
  • a instalação dos pacotes necessários (samba, smbclient e cups)
  • solicitação do seu usuário UFABC
  • solicitação da sua senha UFABC

Durante a execução do script, você deverá informar o sistema de impressão da impressora que pretende utilizar.

• Digite “1” se a impressora de rede que pretende utilizar está no sistema “Impressão UFABC
  • Digite “2” se a impressora de rede que pretende utilizar está no sistema “Lexmark Server

Caso queira escolher outro nome para a impressora de rede, altere o código do script na linha que inicia com lpadmin, substituindo “Impressora-de-Rede” pelo nome desejado (evite usar espaços no nome).

Verificando o status da impressora instalada #

Se o processo de execução do script foi bem-sucedido, a impressora de rede está pronta para uso em seu sistema operacional Linux.

Você pode verificar o status da impressora instalada cujo nome é “Impressora-de-Rede” com o comando lpstat:

lpstat -p "Impressora-de-Rede"

Testando a impressora instalada #

Como um teste, você pode enviar um trabalho para a impressora de rede com o comando lp.

Por exemplo, para imprimir o arquivo teste.txt localizado em /home/meuusuario/Documentos/, execute o seguinte comando no terminal:

lp -d "Impressora-de-Rede" -o fit-to-page -o media=A4 /home/meuusuario/Documentos/teste.txt

Colocando a impressora instalada como padrão #

Para selecionar uma impressora como padrão, execute o comando lpoptions.

Por exemplo, para escolher a impressora Impressora-de-Rede como o dispositivo de impressão principal em seu computador, execute o seguinte comando no terminal:

lpoptions -d "Impressora-de-Rede"

Excluindo impressoras #

Execute o comando

lpadmin -x "Impressora-de-Rede"

Caso tenha escolhido outro nome no momento de adicionar impressoras, substitua o termo “Impressora-de-Rede” na linha de comando acima pelo nome escolhido por você.

Para saber mais sobre outras possibilidades de configurações #

Para outras personalizações da impressora instalada via terminal, consulte o manual do CUPS.

Tutorial testado no Ubuntu 22.

*Veja a nota sobre o suporte a sistemas operacionais.

Desenvolvido por BetterDocs