Compressão de arquivos

Descrição #

Este tutorial se dedica a ensinar passo a passo como compactar um arquivo no software 7-Zip.

Este modelo de tutorial aborda duas formas de como realizar a compressão dos arquivos, um a um ou em lotes e também como descompactá-los.

Equipamentos/Softwares necessários #

Para que seja possível realizar o procedimento é necessário:

Comprimindo arquivos #

Método 1 – Através da interface do Software #

  1. Abra o “7-Zip ”(Encontrado dentro de “Todos os programas” no menu Iniciar).
    Figura 1. .
    Figura 2. .
  2. Navegue pelas pastas e selecione os arquivos que você deseja compactar (você pode selecionar diversos arquivos segurando a tecla “SHIFT”), então clique em “Adicionar”.
    Figura 3. .
  3. Uma janela com vários parâmetros será exibida.
    Figura 4.
    As opções são:
    • Arquivo”: escolha o nome do arquivo compactado.
    • Formato do arquivo compactado”: escolha o formato do arquivo. Os formatos disponíveis são 7z, TAR, ZIP e WIM. “7zip (7z)” é o recomendado devido ao seu alto nível de compressão, porém ele possui pouca compatibilidade com outros softwares.
    • Nível de compressão”: O tempo de compressão aumenta com o nível. As opções disponíveis vão de “Armazenar” (compressão mais rápida) até “Ultra” (compressão mais lenta, mais espaço economizado).
    • Dividir em volumes, bytes”: Você pode separar seu arquivo em partes, o que pode ser útil para transferir arquivos muito grandes. Por exemplo, se você está tentando gravar 2 GB de arquivos em um CD, você pode fazer com que o 7zip divida o arquivo em partes de 650Mb, assim criando arquivos menores. Cada arquivo não vai ultrapassar o limite estabelecido (no caso 650MB). Porém para descompactar os arquivos você vai precisar de todas as partes.
    • Encriptação”: você pode colocar uma senha no arquivo. Assim o arquivo só pode ser descompactado com a senha.
    • Para “Método de compressão” deixe o padrão “LZMA2” já que é considerado como o melhor.
    Para efeitos de armazenamento e economia de espaço somente, o NTI recomenda que somente altere o nome do arquivo para algum nome intuitivo em relação a seu conteúdo.
  4. Depois de definir todos os parâmetros clique em “OK” para criar o arquivo. O arquivo compactado vai aparecer no mesmo local dos arquivos originais.
    Figura 5. .

Método 2 – Através do Menu de contexto #

  1. Navegue pelas pastas através do Windows Explorer (ressaltado na imagem abaixo em vermelho) e selecione os arquivos que você deseja compactar (você pode selecionar diversos arquivos segurando a tecla “SHIFT”).
    Figura 6. .
  2. Abra o menu de contexto clicando com o botão direito em cima de um dos arquivos selecionados, em seguida deixe o cursor do mouse sobre “7-Zip” e clique em “Adicionar ao arquivo compactado…”:
    Figura 7. .
  3. Seguir os passos 3 e 4 do Método 1.

Descomprimindo arquivos #

  1. Navegue pelas pastas através do Windows Explorer (ressaltado na imagem abaixo em vermelho) e selecione o arquivo que você deseja descompactar (você pode selecionar diversos arquivos segurando a tecla “SHIFT”).
    Figura 8. .
  2. Abra o menu de contexto clicando com o botão direito em cima de um dos arquivos selecionados, em seguida deixe o cursor do mouse sobre “7-Zip” e clique em “Extrair Aqui”:
    Figura 9. .
    Os arquivos serão extraídos no local do arquivo original.

Desenvolvido por BetterDocs