Homologação de Afastamento (Deslocamento)

A homologação de um afastamento solicitado por um servidor é realizado pelo seu chefe através do SIGRH. Para acessá-lo digite o endereço https://sig.ufabc.edu.br/sigrh no seu navegador. Para entrar no sistema utilize o mesmo login e senha do seu e-mail institucional. O login deve possuir apenas o nome sem o sufixo “@ufabc.edu.br”.

Figura 1. Informando credenciais de acesso.

Na tela inicial do SIGRH clicar na opção “Módulos” (1) e, em seguida, acesse o “Portal da Chefia de Unidade” (2) como indicado na imagem:

Figura 2. Acessando o “Portal da Chefia de Unidade”.

No Portal da Chefia da Unidade selecione a opção “Afastamentos” (3) como mostrado a seguir.

Figura 3. Selecionando a opção “Afastamentos”.

A próxima tela exibirá na parte superior os afastamentos pendentes de homologação e na parte inferior os que já foram homologados.

Para cada afastamento que precisa de homologação serão exibidos quatro botões que possuem as seguintes ações:

  • Exibição do conteúdo da solicitação de afastamento.
  • Autorizar o afastamento.
  • Negar o afastamento solicitado mediante justificativa. O servidor será notificado que a sua solicitação foi indeferida.
  • Retornar o afastamento para que o servidor faça adequações e envie novamente para homologação da chefia.

Figura 4. Os botões relacionados a ações.

Para autorizar o afastamento do servidor selecione o botão .

Na próxima tela verifique os dados inseridos pelo servidor, assim como o comprovante para o afastamento (4) e clique no botão “Autorizar” (5).

Figura 5. Autorizando um afastamento.

Atenção: as opções de Negar e Retornar o afastamento possuem a mesma tela da autorização para que o chefe possa ver as informações e realizar a operação de Negar o afastamento ou Retornar a Solicitação, com a exceção da obrigatoriedade do preenchimento de um campo de Justificativa para informar ao servidor o motivo do não deferimento da solicitação.

Observação: a tela de homologação de afastamento também pode ser acessada pelo Portal do Servidor > menu Chefia de Unidade > Homologações > Afastamentos Solicitados.

Desenvolvido por BetterDocs