Coordenação Geral do NTI
A Coordenação Geral do NTI é responsável pelo planejamento, gestão e coordenação do Núcleo de Tecnologia da Informação da UFABC.
Responsável: Carlos Alberto Orsolon Silva
E-mail: carlos.alberto@ufabc.edu.br
Coordenação de Negócios e Soluções
Coordena a gestão das demandas e a entrega de soluções em automação de processos de negócios da universidade, atua no levantamento e definição dos processos, especificação de requisitos de negócio e de software e desenvolvimento e manutenção dos sistemas de informação.
Mantém um ambiente de gestão de negócios e soluções de TIC, que propicie a integração sistêmica das atividades de levantamento, tratamento e documentação técnica da comunidade acadêmica.
Responsável: Fábio Neves Margarido
E-mail: fabio.margarido@ufabc.edu.br
Desenvolvimento de Soluções
Sua competência básica é o modelamento e codificação de sistemas. Implementa os casos de uso do projeto que está sendo executado e realiza a integração dos componentes e módulos do sistema. Faz gestão de versões e administra objetos corporativos reutilizáveis. Faz administração, configuração, suporte e manutenção dos sistemas acadêmicos e administrativos desenvolvidos internamente.
Gestão de Bases de Dados
Manipula as estruturas e procedimentos necessários ao armazenamento, recuperação e exclusão de dados. Faz a gestão da integridade e da unicidade dos dados e informações das bases de dados institucionais. Fornece apoio técnico ao Desenvolvimento de Soluções de software, no que concerne a modelagem e gestão de bases de dados.
Gestão de Negócios de TI
Tem por competência mediar a comunicação entre a área requisitante de solução e a área de TI.
Traduz as necessidades de negócio para uma visão organizada e técnica, própria da área de tecnologia da informação; analisa os processos de negócios do requisitante, faz o levantamento, análise e especificação de requisitos; levanta as necessidades do usuário e as formaliza em documentos técnicos que nortearão o desenvolvimento ou a manutenção de um sistema de informação.
São suas atribuições: a criação de documentação de requisitos, de erros e funcionalidades viciadas, modelagem dos sistemas, diagramação, casos de uso, relacionamentos e fluxos de dados.
Faz, também, a gestão das demandas, análise de alternativas, estudo de viabilidade, planejamento dos sistemas e serviços, análise e controle do portfólio de serviços de TI.
Coordenação de Operações e Serviços
Propõe e coordena o desenvolvimento e a implantação de soluções de tecnologia da informação que dão suporte aos processos de atividades-fim da UFABC.
Gerencia os sistemas informatizados, serviços de comunicação, acesso a rede local e internet e integração de sistemas de hardware e software.
Responsável: Larissa de Mattos
E-mail: larissa.mattos@ufabc.edu.br
Divisão de Data Center
Responsável: Cristiano de Noronha Lopes
E-mail: datacenter.adm@ufabc.edu.br
É o setor responsável por manter os sistemas administrativos em funcionamento. As tarefas executadas se baseiam na manutenção do parque de máquinas responsável por hospedar os serviços administrativos da UFABC (DHCP, DNS, TIDIA, servidores de páginas, Serviços da Biblioteca, Sistema Acadêmico, Backups, Bancos de Dados e outros). Também é responsabilidade do setor a alocação de recursos para novos serviços mediante a disponibilidade desses recursos e a importância que o mesmo tem mediante ao uso.
Divisão de Redes
Responsável: Samuel Werneck
E-mail: infra.nti@ufabc.edu.br
Instala, mantém e gerencia a infraestrutura física e lógica da rede de dados e voz e seus subsistemas de apoio. Gerencia e monitora os serviços de acesso à internet. Presta atendimento de suporte de segundo nível na utilização dos serviços de acesso a rede.
Divisão de Suporte
Responsável: Felipe Baena Garcia
E-mail: suporte@ufabc.edu.br
Gerencia, planeja e coordena as atividades da área de serviços e suporte técnico aos usuários, compreendendo o desenvolvimento, aperfeiçoamento e uso da integração de hardwares e softwares, aperfeiçoando a forma e eficiência de atendimento. Propõe melhorias nos sistemas operacionais dos equipamentos e microcomputadores dos usuários. Estabelece regras e padrões para o uso da Central de Serviços, Sistema de Tickets e Portal do NTI, integrando de forma aprimorada os serviços de TI com a comunidade.
Instala, mantém e recolhe equipamentos de informática e periféricos nas salas de aula, laboratórios, salas de professores e áreas administrativas da universidade.
Presta apoio técnico aos alunos, funcionários e professores, abrangendo a solução de problemas de hardware e software ocorridos no uso dos equipamentos de TI da universidade.
Seção de Suporte – Santo André
Responsável: Mailsom José de Souza
Seção de Suporte – São Bernardo do Campo
Responsável: Flávio Archanjo Carramaschi
Coordenação de Gestão e Planejamento
Coordena a gestão e o planejamento das demandas de aquisições de equipamentos, serviços e suprimentos, que dão suporte aos processos de atividades-fim da UFABC. Gerencia os estoques de equipamentos e suprimentos, acompanha a fiscalização dos contratos em tecnologia da informação. Responsável pelo planejamento estratégico de tecnologia da informação, mapeamento de processos, acompanhamento de projetos em tecnologia da informação e levantamento de demandas de capacitação dos servidores do Núcleo de Tecnologia da Informação.
Responsável: Sérgio Roberto Meneses de Carvalho
E-mail: sergio.carvalho@ufabc.edu.br
Clique aqui para ver a escala de teletrabalho da equipe
Redes Sociais