Introdução #
O GLPI apresenta um menu superior para gerenciamento do sistema.
Para acessar as funcionalidades de gerenciamento do sistema é preciso possuir o perfil de administrador.
Ao logar, escolha o perfil “administrador” para a entidade que deseja no canto superior direito.

O administrador do sistema tem permissão para gerenciar:
- Entidades;
- Grupos;
- Usuários; e
- Perfis;
Para acessar estas funcionalidades estão disponíveis no menu superior
.
Entidades #
As entidades são unidades organizacionais dentro do sistema. Dentro de uma entidade existem usuários, grupos de usuários e formulários de serviços.
Dentro da entidade UFABC estarão todos os servidores/alunos que podem consumir os serviços oferecidos a toda a comunidade acadêmica.
Em casos específicos, uma determinada área presta serviços apenas para suas divisões internas. Neste caso, é necessário criar uma nova entidade.
Ex.: A Coordenação de Gestão e Planejamento do NTI presta o serviço de mapeamento de processos para as demais coordenações do NTI. Neste caso, é criada a entidade NTI para abrigar o serviço que só estará visível aos servidores do NTI.
Inicialmente, temos as seguintes entidades:

Ao criar uma entidade, defina o nome e nos comentários descreva qual a finalidade desta entidade.

Uma entidade pode ter entidades-filhas, criando um estrutura hierárquica.

Conforme citado, a entidade “Tecnologia da Informação” foi criada para prestar e atender serviços internos.

Dentro de uma entidade, no menu “Usuários” é possível definir as autorizações dos usuários, como autoatendimento, técnico e administrador.
No botão “Ações” é remover a autorização de um usuário selecionado na listagem.
Para adicionar uma autorização, basta digitar o nome do usuário, escolher o perfil desejado e clicar em “Adicionar”.

É possível importar os usuários de um grupo específico do LDAP para determinada entidade.

No menu “Assistência” são definidos modelos e configurações de chamados. Também é possível definir o fechamento automático de chamados solucionados e o envio automático da pesquisa de satisfação.

Caso necessário, no menu “Customização de UI” é possível personalizar a aparência do sistema de acordo com a entidade. Esse recurso é útil para distinguir visualmente o sistema para os usuários que prestam serviços internos e externos a sua área.

No menu “Regras” o administrador pode definir a atribuição de perfil “autoatendimento” e entidade “UFABC” automaticamente a todos os usuários do sistema.

Usuários #
No menu “Usuários” são listados todos os usuários da entidade. Caso esteja procurando por um usuário específico, utilize a ferramenta pesquisa.

Na administração de usuários é possível adicionar autorização a um determinado usuário.

Para adicionar uma autorização, basta digitar o nome do usuário, escolher o perfil desejado e clicar em “Adicionar”.
Caso tenha um usuário que seja de uma área que presta serviços, este usuário deverá receber um perfil de “técnico” para poder atender o chamado dentro do sistema.

Também é possível associar o usuário a um determinado grupo.
Caso este usuário também preste ou consuma serviços internos de sua área, este usuário deverá ser associado ao grupo.

Basta escolher o grupo, definir se será gerente e clicar em “Adicionar”.

No botão “Ações” é remover a associação a um grupo selecionado na listagem.

Selecionada a área, escolha “Excluir permanentemente a relação entre os elementos selecionados”.

Grupos #
Os grupos são criados para organizar os usuários conforme sua área que presta serviços. Os chamados são direcionados para os grupos e seus respectivos usuários, que serão responsáveis pelo atendimento.
Por exemplo, os servidores do NTI serão organizados nessa estrutura, por serem de uma área que presta serviços para as demais áreas da UFABC.
O serviço “Empréstimo de equipamentos de TIC” é prestado pela Coordenação de Gestão e Planejamento. Os servidores desta área estão no grupo com o respectivo nome. No gerenciamento deste serviço, a fila de atendimento será definida para o grupo “Coordenação de Gestão e Planejamento”, onde todos os servidores que estiverem nesse grupo poderão atender a esse chamado.

Dentro de um grupo, é possível definir se este será filho de outro grupo e suas características de visibilidade.

Se um usuário presta serviços, este deve ser adicionado ao grupo que receberá os chamados de determinado serviço (formulário de serviço).

Um grupo pode ter vários subgrupos. O ideal é que os subgrupos estejam alinhados à estrutura organizacional.

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