Central de Serviços #2 – Orientações para inclusão de serviços

Para conhecer melhor o projeto da Nova Central de Serviços, acesse a página sobre informações gerais.

Levantamento e revisão de serviços #

Processo de levantamento e análise do portfólio atual de serviços existentes e possíveis novos serviços #

O primeiro passo consiste na verificação dos serviços já existentes na atual Central de Serviços para sua área. Em seguida, é preciso realizar uma análise crítica de como o serviço funciona hoje e como ele será na Nova Central de Serviços.

Criação e objetivo das fichas de serviços #

As fichas de serviços são um espelho do Meta-serviço. Não são obrigatórias, mas facilitam o preenchimento do pedido de inclusão de serviços, contendo os campos que constituirão a estrutura do serviço na Nova Central de Serviços.

Migração ou inclusão de serviços na Nova Central de Serviços #

Pedido da inclusão ou alteração do serviço – Meta serviço #

Na central de serviços, acesse o formulário para pedido da criação de seus serviços (Incluir, excluir ou modificar serviço (Meta-serviço)).

Esse serviço é gerenciado pela equipe de gestão da Nova Central de Serviços.

Está adequado à lei nº 13.460/2017, que “Dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública”.

Acesse central.ufabc.edu.br e clique em “Serviços”.

Figura. .

Em NTI, selecione o serviço: Incluir, excluir ou modificar serviço (meta-serviço):

Figura. .

Haverá um redirecionamento para o manual “Abrindo um novo chamado”.

Seguindo as orientações, acesse o formulário do Meta-serviço

Figura. .

Na página inicial da Nova Central de Serviços, selecione:

Figura. .

Inicialmente, você verá o TERMO DE USO, que indica quais são as condições para a prestação do serviço

Figura. .

No formulário, os primeiros campos indicam as informações necessárias, para identificar o solicitante, tipo de atendimento, responsável pelo serviço e servem também ao preenchimento dos TERMOS DE USO do seu futuro serviço.

Figura. .

Depois das informações necessárias para os TERMOS DE USO do seu futuro serviço, você fornecerá os dados para que possamos criar o seu formulário de serviços.

Caso deseje levantar as informações previamente, faça uma cópia da planilha de “Ficha de Serviços” clicando aqui.

Obs.: A planilha do link acima não permite a edição. Para isso, clique em “Arquivo” no menu superior, em seguida clique em “Fazer uma cópia”.

Figura. Opção 1 – Caso você não tenha um formulário pronto.
Figura. Opção 2 – Caso você já tenha um formulário eletrônico.

Nesse momento você indica se irá solicitar a criação de um formulário na Central de serviços ou usar um já existente em outros sistemas

Figura. Opção 3 – Caso você já tenha um formulário e recebe seu serviço por um arquivo, como Excel, Word, por exemplo, você pode enviar o formulário que usa hoje para utilizarmos como base para a criação de seu serviço.
Figura. .

Por fim, irá nos indicar área, pessoas e contato para sanar dúvidas sobre a prestação do serviço que está solicitando e nos fornecer “Dados complementares” ao serviço.

Pronto, a criação do seu serviço está solicitada!

Este formulário serve também para, posteriormente, solicitar a alteração ou exclusão de um serviço existente.

Criação e objetivo dos formulários de serviços #

Formulário “padrão dados do solicitante” #

Na Nova Central de Serviços, criamos um formulário chamado “padrão dados do solicitante”: este formulário serve para indicar os campos padrão que usualmente são utilizados para se prestar o serviço. No meta-serviço, esses campos são indicados neste campo:

Figura. .

Dica: sempre questione se precisa realmente dos dados que está solicitando.

Quando alguém cria um chamado de serviço, já estará identificado, mas se ela pode pedir para outra pessoa, precisará indicar o real solicitante do serviço.

Campos como SIAPE e Matrícula, são realmente necessários e obrigatórios?

Campos e possibilidades de criação #

O sistema que cria os serviços na Nova Central de Serviços permite que você escolha os campos do seu formulário. Temos os seguintes campos disponíveis:

Figura. .

Os sistema permite que você escolha condições de exibição de cada questão ou seção de seu formulário, como abaixo:

Figura. .

Como elaborar um bom formulário? #

Para a elaboração de um bom formulário, pense nos elementos a seguir:

  • 1. Avalie se precisa realmente dos dados solicitados
  • 2. Verifique atentamente o público-alvo do serviço
  • 3. Se possível, divida o seu formulário em seções
  • 4. Faça a descrição que ajudará no preenchimento dos campos do formulário
  • 5. Teste, teste e teste o formulário.
    • 6. Veja se chegou para quem precisava
    • 7. Faça a simulação de atendimento
    • 8. Pergunte o que acharam

Teste dos formulários de serviços #

O formulário de teste será criado em um ambiente de homologação: servicoshomolog.ufabc.int.br, onde você terá acesso como Solicitante e Prestador(a) do serviço.

Utilize os manuais criados para realizar seus testes.

Validação #

A validação do seu formulário de serviço, após os testes realizados, será solicitada no chamado em que você solicitou a criação.

Este chamado será o primeiro espaço de comunicação entre você e a equipe de gestão da Central de Serviços.

Tipos de ambientes #

Para a inserção de serviços na Nova Central de Serviços, criamos dois tipos de ambiente

Homologação #

O ambiente de homologação serve para que sejam realizados os testes de formulários, grupos de serviços, perfis, dentre outros, necessários à criação e alteração de serviços.

Trata-se de um ambiente seguro, que espelha quase todas as configurações do ambiente de produção, que vamos falar a seguir.

Atenção: neste ambiente, não prestamos serviços, apenas para testes.

Acesse pelo endereço: servicoshomolog.ufabc.int.br

Produção #

O ambiente de produção é onde os serviços serão prestados e hospedados.

Acesse pelo endereço: servicos.ufabc.edu.br

Redirecionamento de serviços migrados #

O acesso aos serviços será realizado através da página inicial da Central de Serviços.

Durante o período de implantação da nova Central de Servicos, os serviços existentes continuarão sendo exibidos na atual Central. Os serviços que forem migrados, serão identificados individualmente. Ao clicar em um serviço já migrado, você será redirecionado para a nova Central.

Figura. .

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