Configuração de clientes de email – Gmail

Material de apoio para configurar seu e-mail @ufabc no Gmail.

Tutorial passo a passo #

Acesse o Gmail.

No canto superior direito, clique no ícone da engrenagem:

Figura. O ícone da engrenagem.

Selecione a opção “Ver todas as configurações”:

   

 

 

 

Figura. Acessando as configurações.

Selecione a opção “Contas e importação”:

   

 

 

 

Figura. A aba “Contas e importação”.

Em “Verificar o e-mail de outras contas:”, clique em “Adicionar uma conta de e-mail”:

   

 

 

 

Figura. Adicionando uma conta de e-mail.

Digite o e-mail completo. Por exemplo,

teste@ufabc.edu.br

e clique em “Próxima »”:

    

 

 

 

Figura. Informando o email UFABC.

Marque a opção: “Importar os e-mails da minha outra conta (POP3)” e clique em “Próxima »”:

    

 

 

 

Figura. Selecionando a opção POP3.

A seguir digite:

  • Nome de usuário: digite o endereço de e-mail completo.
  • Senha: digite a senha.
  • Servidor POP: digite imap.ufabc.edu.br
  • Porta: digite 995.

Marque a opção Use sempre uma conexão segura (SSL) ao recuperar e-mails”.

A seguir, clique em: “Adicionar conta”:

    

 

 

 

Figura. Informando dados de autenticação.

IMPORTANTE: Certifique-se de estar digitando corretamente os campos:

 

  • Servidor IMAP: imap.ufabc.edu.br
  • Porta: 995.

Marque a opção: “Sim, quero poder enviar emails como xxxx@ufabc.edu.edu.br”.

Clique em: “Próxima »”.

    

 

 

 

Figura. Selecionando a opção de enviar mensagens pelo seu email UFABC.

A seguir digite:

 

  • Servidor SMTP: digite smtp.ufabc.edu.br
  • Porta: 587
  • Nome de usuário: Digite o endereço de e-mail completo.
  • Senha: digite a senha do e-mail.
  • Marque a opção: “Conexão segura usando TLS”.

Clique em: “Adicionar conta »”.

    

 

 

 

Figura. Finalizando a configuração.

IMPORTANTE: Certifique-se de estar selecionando corretamente os campos:

  • Servidor SMTP: smtp.ufabc.edu.br
  • Porta: 587.

Será enviado um e-mail com o código de verificação para o email que está sendo configurado. Entre no Webmail (https://webmail.ufabc.edu.br), faça login, clique no link de confirmação, ou copie e cole o código de confirmação na tela abaixo.

Clique em: “Confirmar”.

    

 

 

 

Figura. Informando o código de verificação.

Entre novamente em “Contas e importação”.

Em “Enviar e-mail como:”, marque a opção “Responda pelo mesmo endereço em que a mensagem foi recebida”:

    

 

 

 

Figura. A opção “Responda pelo mesmo endereço em que a mensagem foi recebida”.

OBSERVAÇÃO: esta opção evita que você responda a uma mensagem institucional através do e-mail pessoal.

IMPORTANTE: seguindo as instruções acima, uma vez configurado o redirecionamento de mensagens para o Gmail, as mensagens recebidas não ficarão arquivadas em nosso servidor do Webmail, ou seja, todas as mensagens ficarão arquivadas apenas no seu Gmail.

Versão do tutorial em pdf #

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