Não é possível usar o email institucional diretamente no gmail. No entanto, é possível direcionar as mensagens do e-mail institucional para uma conta pessoal gmail.
Neste tutorial, veremos como direcionar as mensagens do webmail para a caixa de entrada do gmail:
Passo a passo: #
IMPORTANTE: seguindo este tutorial, uma vez configurado o redirecionamento de mensagens para o Gmail, as mensagens recebidas NÃO FICARÃO arquivadas no Webmail, ou seja, todas as mensagens ficarão arquivadas apenas no seu Gmail.
1. Acessar o seu Gmail ao clicar aqui;
2. No canto superior direito, clicar no ícone de engrenagem para acessar as “Configurações rápidas“;
3. Clicar no botão de “Mostrar todas as configurações”, o primeiro botão;
4. Clicar na aba “Contas e importação”, a quarta aba da esquerda para a direita;
5. No campo “Verificar o e-mail de outras contas:”, clicar em “Adicionar uma conta de e-mail”, à direita;
Adicionando a conta: #
6. Na nova janela que abrir, digitar o e-mail institucional completo (com @ufabc.edu.br) e clicar em “Próxima“;
7. Manter a opção: “Importar os e-mails da minha outra conta (POP3)” marcada
8. Clicar em “Próxima »”:
Configurando o IMAP: #
9. Preencher os seguintes campos:
- Nome de usuário: digitar seu e-mail institucional completo (com @ufabc.edu.br);
- Senha: digitar a senha do seu e-mail institucional;
- Servidor POP: digitar imap.ufabc.edu.br;
- Porta: digitar 995;
10. Manter a opção “Use sempre uma conexão segura (SSL) ao recuperar e-mails.” marcada;
11. Clicar em “Adicionar conta“;
12. Manter a opção: “Sim, quero poder enviar emails como seu.login@ufabc.edu.edu.br” marcada;
13. Clicar em “Próxima »”;
14. Confirmar suas informações e então clicar em “Próxima etapa »“;
Configurando o SMTP: #
15. Preencher os seguintes campos:
- Servidor SMTP: digitar smtp.ufabc.edu.br;
- Porta: digitar 587;
- Nome de usuário: digitar o seu e-mail institucional completo (com @ufabc.edu.br);
- Senha: digite a senha do e-mail institucional;
- Manter a opção: “Conexão segura usando TLS” marcada;
16. Clicar em “Adicionar conta »”;
IMPORTANTE: Certifique-se de estar preenchendo corretamente os campos
“Servidor SMTP: smtp.ufabc.edu.br” e “Porta: 587”.
Será enviado um e-mail com o código de verificação para o email que está sendo configurado.
Confirmando o direcionamento: #
17. Clicar aqui para entrar no Webmail e em seguida, realizar o login;
18. Procurar pelo e-mail enviado pelo Google;
19. Clicar no link de confirmação, ou copiar e colar o código de confirmação no navegador;
20. Clicar em “Confirmar”;
20. Entrar novamente em “Contas e importação” seguindo os passos 2 – 4;
21. No campo “Enviar e-mail como:”, marcar a opção “Responda pelo mesmo endereço em que a mensagem foi recebida”;
- Esta opção evita que você responda a uma mensagem institucional através do e-mail pessoal.
Desfazendo essa configuração: #
1. Entrar na aba “Contas e importação” seguindo os passos 2 – 4;
2. No campo “Verificar o e-mail de outras contas:”, clicar no botão “excluir” (localizado à direita) correspondente ao seu e-mail institucional;
Fazer isso fará com que as mensagens do seu email institucional sejam direcionadas para o gmail.