Solicitação de afastamento nacional sem ônus (sem diária e passagem) #
O afastamento pode ser solicitado pelo próprio servidor através do SIGRH. Para acessá-lo digite o endereço https://sig.ufabc.edu.br/sigrh no seu navegador. Para entrar no sistema utilize o mesmo login e senha do seu e-mail institucional. O login deve possuir apenas o nome sem o sufixo “@ufabc.edu.br”.
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Na tela inicial do SIGRH clicar na opção “Menu Servidor” como indicado na imagem a seguir para acessar o Portal do Servidor:
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Na sequência selecionar o item “Solicitar Afastamento” no menu de Acesso Rápido.
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No formulário de cadastro de Afastamento devemos indicar as datas de afastamento (1), escolher um motivo dentre as opções listadas (2), detalhar as atividades realizadas no afastamento (3) e definir como tipo de financiamento a opção “Sem passagens/diárias” (4). É importante também enviar um comprovante para o afastamento. Esse arquivo pode ser um folder de um evento ou e-mail com um convite, por exemplo.
ATENÇÃO: após escolher o arquivo não se esqueça de clicar no botão ao lado () para anexá-lo à solicitação (5).
O último campo do formulário é a indicação do Município para onde será realizado o deslocamento.
Após indicar o nome da cidade e selecioná-la na caixa (6), clique no botão “inserir localidade” (7).
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Sempre que um docente solicitar afastamento para um período que possua aulas haverá a obrigatoriedade de informar como será realizada a reposição dessas aulas através de um campo de texto denominado “plano de reposição de aulas”.
Caso outro docente faça a reposição dessas aulas, o docente afastado deverá obrigatoriamente informá-lo antes de realizar a solicitação de afastamento.
Após o preenchimento dos campos indicados devemos clicar no botão “Gravar e Enviar” (9) para que o chefe do servidor autorize a requisição. A próxima imagem apresenta o formulário preenchido, destacando o botão de envio e o campo para que o docente informe a reposição da aula (8).
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Rejeição da solicitação #
Caso o chefe rejeite a requisição, o servidor será notificado por e-mail e ficará ciente do motivo da recusa. Caso seja necessário o envio de mais informações, o servidor poderá editar a requisição e enviá-la novamente. A solicitação poderá ser vista e modificada através do Portal do Servidor (Menu Servidor no item superior da tela). No menu superior do Portal do Servidor acesse o item Solicitações > Ausências / Afastamentos > Consultar Afastamentos
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Na tela exibida é possível verificar os afastamentos por período. Sempre que for necessária alguma alteração na solicitação ela ficará com o status “Retornada” e terá o botão de edição habilitado (10).
![](/wp-content/uploads/tutoriais/TutorialDeSolicitacaoDeAfastamentoDeslocamento/TUTORIAL-5_1.png)
Clicando no botão Editar (10), o formulário de solicitação de afastamento será exibido para que a requisição seja refeita e enviada novamente à chefia através do botão “Alterar e Enviar”.
Nota
Versão de 2020.
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