Script de instalação das impressoras de rede no Linux* – Ubuntu* – no novo sistema de impressão (outsourcing)

O procedimento do tutorial a seguir foi testado no Ubuntu 23.

Configurando a impressora no Linux #

Escolhendo a rede #

Para a configuração da impressora de rede (antes do primeiro uso), recomendamos a utilização da rede cabeada da UFABC.

Importante: Caso esteja tentando utilizar uma impressora de rede da UFABC no Linux por Wi-Fi, certifique-se de que você está conectado à rede Eduroam.

Caso não saiba conectar-se à rede Eduroam, consulte a seção “Eduroam”.

Baixando o arquivo PPD #

Baixe o arquivo do tipo PPD no site do OpenPrinting, clicando no link “directly download PPD”.

Editando o arquivo de configuração do Samba #

Na seção [global] do arquivo /etc/samba/smb.conf, altere (ou acrescente) o parâmetro “workgroup”, atribuindo o valor “ad.ufabc.int.br”:

workgroup = ad.ufabc.int.br

Para realizar essa alteração, você pode digitar

sudo nano /etc/samba/smb.conf

no terminal, por exemplo.

Baixando o script de instalação #

Baixe o arquivo de texto (script) hospedado no site do NTI.

Executando o script de instalação #

No terminal, altere (se necessário) para o diretório onde está o script baixado, com o comando cd.

Em seguida, digite no terminal os dois comandos:

sudo chmod +x arquivo.txt
sudo bash arquivo.txt

substituindo-se “arquivo.txt” pelo nome do arquivo baixado.

A execução deste script fará o seguinte, nesta sequência:

• atualizações (pode ser um pouco demorado)
  • a instalação dos pacotes necessários (samba, smbclient e cups)
  • solicitação do seu usuário UFABC
  • solicitação da sua senha UFABC

Caso queira escolher outro nome para a impressora de rede, altere o código do script na linha que inicia com lpadmin, substituindo “Impressora-Outsourcing” pelo nome desejado (evite usar espaços no nome).

Verificando o status da impressora instalada #

Se o processo de execução do script foi bem-sucedido, a impressora de rede está pronta para uso em seu sistema operacional Linux.

Você pode verificar o status da impressora instalada cujo nome é “Impressora-Outsourcing” com o comando lpstat:

lpstat -p "Impressora-Outsourcing"

Testando a impressora instalada #

Como um teste, você pode enviar um trabalho para a impressora de rede com o comando lp.

Por exemplo, para imprimir o arquivo teste.txt localizado em /home/meuusuario/Documentos/, execute o seguinte comando no terminal:

lp -d "Impressora-Outsourcing" -o fit-to-page -o media=A4 /home/meuusuario/Documentos/teste.txt

Colocando a impressora instalada como padrão #

Para selecionar uma impressora como padrão, execute o comando lpoptions.

Por exemplo, para escolher a impressora Impressora-Outsourcing como o dispositivo de impressão principal em seu computador, execute o seguinte comando no terminal:

lpoptions -d "Impressora-Outsourcing"

Excluindo impressoras #

Execute o comando

lpadmin -x "Impressora-Outsourcing"

Caso tenha escolhido outro nome no momento de adicionar impressoras, substitua o termo “Impressora-Outsourcing” na linha de comando acima pelo nome escolhido por você.

Para saber mais sobre outras possibilidades de configurações #

Para outras personalizações da impressora instalada via terminal, consulte o manual do CUPS.

Buscando os trabalhos em uma impressora do novo sistema de impressão #

Para saber como liberar os trabalhos na impressora, acesse o seguinte tutorial:

Impressoras de rede do novo serviço de impressão (outsourcing) – como buscar os trabalhos na impressora”.

*Veja a nota sobre o suporte a sistemas operacionais.