Utilização do Webmail

Introdução #

A Universidade Federal do ABC dispõe de um serviço de Webmail para seus funcionários. O objetivo desse tutorial é apresentar algumas das funcionalidades mais importantes disponíveis.

A ferramenta encontra-se em:

https://webmail.ufabc.edu.br.

Lembramos que o Usuário e Senha do e-mail são os mesmos utilizados para autenticação nos computadores da UFABC.

Busca de Mensagens #

O Webmail possui uma ferramenta de busca de mensagens localizada na parte superior direita do mesmo. O Filtro é composto por um caixa de opções e um campo para livre digitação que podem ser utilizados em conjunto para refinar a busca. Na caixa de seleção você pode optar por visualizar:

  • Todos os e-mails
  • Apenas os não lidos
  • Apenas os marcados
  • Apenas os excluídos
  • Não excluídos
  • E-mails com Anexo
  • Por prioridade da Mensagem

Figura. .

Na caixa de texto pode-se digitar a palavra chave pelo qual o e-mail será buscado. Clicando em opções de pesquisa () pode-se escolher onde a palavra será buscada, podendo ser:

  • Assunto
  • De
  • Para
  • Com Cópia Para
  • Com Cópia Oculta Para
  • Conteúdo da Mensagem
  • Mensagem Inteira

Figura. .

Observe-se que é possível selecionar mais de uma opção na busca.

Possíveis problemas #

Problema: Busca retorna erro ou vazia

Solução: Caso selecione “Conteúdo” e a pasta possua muitos e-mails, a busca pode retornar erro ou vazia, pelo excesso de processamento. Nesse caso, modifique os parâmetros da busca.

Ativando Pré-visualização do E-mail #

O Webmail permite uma pré-visualização dos e-mails sem ser necessário abri-los.

Figura. .

Para ativá-lo vá em Configurações -> Preferências -> Exibição da Caixa de Correio e ative a opção “Exibir pré-visualização”. É possível também customizar se as mensagens pré-visualizadas devem ser marcadas como lidas ou não, na caixa de opções intitulada “marcar mensagens pré-visualizadas como lidas”.

Figura. .

Pastas de e-mail #

Criação De Pastas #

O Webmail possibilita a criação de pastas para melhor organização dos seus e-mails. Para criar uma nova pasta, clique em Configurações -> Pastas. Uma lista com todas as suas pastas aparecerá. Clique no ícone . Coloque um nome na sua pasta. É possível criar a pasta como uma subpasta de uma já existente. Para isso basta selecionar a pasta pai na lista. Você também pode selecionar como as mensagens nessa pasta serão visualizadas. Como uma lista, ou agrupando as mensagens (respostas de e-mail serão exibidas juntas aos e-mails originais).

Figura. .

Deletando Pastas #

Para remover uma pasta entre em Configurações -> Pastas. Uma lista com todas as suas pastas aparecerá. Clique no ícone e escolha excluir. Atenção: Ao excluir a pasta todas as mensagens dentro da mesma serão perdidas.

Figura. .

Movendo Mensagens para outras pastas #

Para mover a mensagem de uma pasta para outra, basta arrastá-la com o mouse para a pasta de destino. Outra opção é selecionar as mensagens desejadas, clicar em e selecionar mover para a pasta. Para selecionar mais de uma mensagem segure a tecla “Ctrl”, para selecionar um intervalo segure a tecla “Shift”.

Figura. .
  • Caso queira mover todos os e-mails de um determinado remetente, pode-se utilizar o filtro de busca. Em seguida clique em selecionar todas e repita o procedimento anterior.
  • O Webmail também permite criar filtros para encaminhar as mensagens automaticamente para as pastas.

Criando Regras de Mensagens (Filtros Automáticos) #

A partir do menu Configurações #

O Webmail permite a criação de regras de mensagem para serem aplicadas aos novos e-mails assim que são recebidos. Essas regras permitem diversas funções visando melhorar e automatizar a utilização do Webmail Para criar novas regras, clique em Configurações -> Filtros. Selecione então o conjunto Default e clique no ícone .
A seguir coloque um nome no seu filtro.
Obs.: É possível criar outros conjuntos de filtros, porém apenas um conjunto pode estar ativo por vez.

Figura. .

O processo de criação da regra é dividido em duas partes: definição do filtro que selecionará quais mensagens a ação será realizada e a definição da ação em si. É importante ressaltar que tanto no filtro como nas ações é possível definir mais de uma regra ao mesmo tempo.

A partir de mensagem existente #

É possível criar regras baseando-se em e-mails já recebidos. Para isso selecione o e-mail que servirá como base, selecione “Mais” e a opção “Criar Filtro”.

Figura. .

Será solicitado a informação que será usada de base, podendo ser solucionado entre assunto (Subject), From (De quem) e To (Para quem). É possível Selecionar mais de uma opção ao mesmo tempo

Figura. .

Ao clicar em próximos passos, será solicitado um nome para o filtro e as ações a ser tomada de acordo com aquelas regras.

Figura. .

Definição dos Filtros #

Ao definir um filtro, você pode escolher se ele deverá se enquadrar em apenas uma regra, em varias regras ou se será aplicado a todas as mensagens (independente das regras). As regras podem ser aplicadas, tomando como parâmetro:

  • Assunto do e-mail
  • Remetente do E-mail
  • Destinatário do E-mail
  • Conteúdo do e-mail
  • Tamanho do e-mail
  • Data em que o e-mail foi enviado
  • Data em que o e-mail foi recebido

Para acrescentar mais de uma regra basta clicar no botão .

Figura. .

Definição da Ação #

Após definir as regras, você deve definir as ações que serão tomadas com a mensagem. As ações possíveis são:

  • Mover a mensagem para uma pasta específica
  • Copiar a mensagem para uma pasta específica
  • Enviar uma cópia da mensagem para outro e-mail
  • Responder a mensagem automaticamente
  • Excluir a mensagem
  • Enviar uma notificação para outro e-mail

Para acrescentar mais de uma regra basta clicar no botão .

Figura. .

Resposta automática de Férias #

Existe um tipo especial de regras de mensagem chamado férias. Para ativá-lo clique em Configurações -> Férias, coloque o assunto do e-mail e preencha sua mensagem e o período de férias.

Figura. .

SPAM #

O NTI da UFABC se esforça para garantir a redução de spam. O servidor é configurado de maneira a marcar automaticamente os spam e encaminhá-lo para a caixa devida. Porém, devido à grande quantidade de spam existente, assim como a diversidade de técnicas utilizadas no mesmo, nenhum método é 100% confiável. É possível criar filtros para mover mensagens diretamente para a caixa de spam conforme explicado em “Criando Regras de Mensagens”.

Glossário #

Webmail: é uma interface da World Wide Web que permite ao utilizador ler e escrever e-mail usando um navegador.
Spam: é um termo de origem inglesa cujo significado designa uma mensagem eletrônica recebida, mas não solicitada pelo usuário.

Nota

Versão 01 do tutorial (10/2014)

Desenvolvido por BetterDocs