Informações inicias de atendimento – Prestador de Serviço de TI

Acessando os Chamados #

As solicitações de atendimento são listados no menu: (Assistência > Chamados).

Página de Chamados #

A página de chamados exibe

  1. painéis de status de chamados,
  2. campos para busca e
  3. uma lista de chamados.

Painéis de Status de chamados #

Do mesmo modo que no Perfil Solicitante, o Prestador de Serviços de TI também apresenta filtros pré-configurados relacionados aos Status dos chamados:

  • Chamados – Total de Chamados
  • Chamados novos – Chamados com status “novo
  • Chamados pendentes – Chamados com status “pendente
  • Chamados atribuídos – Chamados com status “atribuído” para algum usuário ou grupo
  • Chamados planejados – Chamados com status “em atendimento planejado
  • Chamados solucionados – Chamados que foram finalizados e aguardam o feedback do requerente
  • Chamados fechados – Chamados finalizado e com a solução aprovada pelo requerente
  • Não solucionado – Conjunto de chamados não finalizados

Os painéis são customizáveis, porém públicos. As alterações realizada por um usuário refletem na página de todos.

Busca de Chamados #

O campo de busca possui filtros simples e avançados para encontrar um chamado ou conjunto de chamados específicos. Seu uso pode ser combinado através da adição de regras de busca.

Figura. Filtros de busca.

Chamados Favoritados #

É possível “salvar” qualquer busca realizada para acessar posteriormente por meio das “listas” de chamados favoritados

Clique no botão que tem o formato de uma estrela:

Figura. O botão com formato de estrela.

Para acessar a lista de chamados favoritados, localize a opção “Listas” na parte superior da página:

Figura. A opção “Listas”.

Os chamados favoritados serão apresentados em uma lista que aparece na parte esquerda da página

É possível fixar este menu para ter acesso rápido as listas de chamados favoritados, clicando no ícone “alfinete”, conforme ilustra a figura:

Figura. Em destaque, o ícone “alfinete”.

Opcionalmente, é possível acessar a lista de chamados favoritos pelo menu (Ferramentas > Pesquisas Salvas).

Nesta página é possível gerenciar as pesquisas salvas, adicionar, editar ou excluir.

Figura. O item “Pesquisas Salvas”.

Chamados Observados x Chamados Atribuídos #

Todos os novos chamados são endereçados à grupos (filas) observadores e possuem o status “Novo

Ao atribuir um chamado à alguém ou a si mesmo, o status muda automaticamente para “Em atendimento (atribuído)

Atribuindo Chamados #

> Acesse o chamado especifico;

> Dentro do chamado, localize do lado direito da tela a aba “Atores”, logo abaixo dos dados do chamado:

Figura. A aba “Atores”.

> Mova a barra de rolagem e abra a Aba de contexto de “Atores

> Clique no ícone que tem a forma de uma pessoa para se tornar o responsável pelo atendimento, associando o chamado ao seu próprio usuário.

Figura. Atribuindo um responsável pelo atendimento.

Abas de Contexto de Atendimento #

As informações sobre o contexto do atendimento estão localizadas à direita em abas de contexto

Figura. .

Dados do Chamado #

Esta aba, que é a principal, exibe os dados de atendimento do chamado:

Tipo de chamado – Requisição ou Incidente. O tipo e chamado é definido na criação do serviço. O Prestador pode alterar o tipo posteriormente, durante o atendimento;

Categoria – É similar ao campo “Tipo”, porém possui mais opções, além de poder ser listada como um indicador no Dashboard;

Deve ser informado a qual Categoria Itil o chamado pertence:

  • Gestão de Requisições;
  • Gestão de Incidentes;
  • Incidentes Graves;
  • Gestão de Problemas;
  • Gestão de Mudanças.

Status – Indicação da etapa do atendimento. A alteração do Status de “Novo” para “Em atendimento (atribuído)” é automática quando o prestador atribui o chamado. O status Solucionado também é atribuído automaticamente quando o Prestador adiciona uma resposta de solução. Os demais devem ser selecionados de acordo com o atendimento.

Origem da requisição – Informa por qual meio foi abeto o chamado: Recomenda-se deixar a opção padrão selecionada (Formcreator) que corresponde a abertura de chamado pelos formulários de serviço. Porém, o prestador de serviço possui autonomia para alterar esta opção de acordo com a origem da demanda recebida;

Urgência, Impacto e Prioridade – O Prestador de serviço pode alterar os níveis de Urgência e Impacto que iram determinar o nível de prioridade, mas também pode alterar a prioridade diretamente, independente dos campos anteriores;

Localização – Geralmente este campo já possui um correspondente diretamente no formulário, mas poderá ser adicionado posteriormente;

Aprovação – Exibe requisições de aprovação/validação do fluxo de atendimento do chamado.

Níveis de serviço (SLA) #

Na Aba vertical no contexto “Níveis de Serviço” são exibidos os prazos de atendimento e solução

Quase todos os serviços já possuem um prazo cadastrados:

Tempo para atendimento – É o tempo que leva para um chamado mudar os Status “Novo” para “Em atendimento

Tempo para solução – Tempo gasto entre o atendimento do chamado e o encerramento, considerando apenas o horário comercial cadastrado no sistema, que atualmente é das 8h às 20h

Opcionalmente, é possível alterar o prazo previamente cadastrado.

Chamados relacionados #

Na Aba vertical do contexto: “Chamado Relacionado” é possível relacionar o chamado com outros.

Existem 4 níveis de relacionamento de chamados:

  • Relacionado a
  • Duplicados
  • Filho de
  • Pai de

No entanto, a solução ou encerramento de um chamado não altera o status do chamado relacionado.

Em alguns casos, ao gerar uma solução para o chamado, o sistema irá mostrar um alerta sobre os relacionamentos existentes

Atenção: Só é possível relacionar chamados em que o seu usuário esteja relacionado, como requerente, observador ou atribuído

Recomendamos utilizar os relacionamentos “Pai de” e “Filho de” para maior organização

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