Utilização do Carregamento automático de Notas do Portal do Professor

1. Para usar o carregador é necessário abrir a página de lançamento das notas para a turma desejada, como na imagem abaixo,
    Figura 1. .
    e colocar na barra de endereço o seguinte
        s.src="http://fma.if.usp.br/~zhidenko/carreganotas.js";
        var t=document.getElementsByTagName("script")[0];
        t.parentNode.insertBefore(s,t)})();
        void(0);

Observação: por razões de segurança navegadores não permitem colocar a palavra-chave “javascript:” na barra de endereço pois certas injeções de códigos podem levar a vazamentos de dados pessoais. Por isto a palavra-chave “javascript:” deve ser adicionada manualmente no começo da linha.
  2. Após de pressionar ENTER o programa que carrega as notas e faltas será adicionada na página.
    Figura 2. .

Devem aparecer na página abaixo do cabeçalho “Lançar notas” o botão “Carregar notas e faltas” e um campo de texto que serve para transferir estes dados da fonte externa. Como um exemplo eu considero a planilha de GoogleDrive, de onde eu posso copiar as notas de todos os alunos da turma selecionada.
    Figura 3. .
    Além de nome, R. A., e o conceito final esta planilha contém outros dados. Cada professor tem as suas preferências, mas eu geralmente coloco toda estatística na planilha, incluindo a variante da cada prova e a pontuação referente a cada questão.
    Todos estes dados podem ser copiados no campo de texto. Somente últimas colunas serão usadas para preencher conceitos no portal do professor. O programa pode analisar praticamente qualquer formato conveniente para o usuário. É importante que cada linha deve ter uma identificação única do aluno. Pode ser o nome completo como se aparece na lista do sistema ou número R. A. No exemplo sob consideração eu coloquei nome e R. A., mas em princípio é suficiente utilizar só os nomes ou somente R. A. que é mais seguro pois este número sempre é único.
    Copiando os dados da planilha observamos que as colunas são separadas por tabuladores. Como os outros programas podem usar outros símbolos, o carregador permite também espaços ou ponto-e-vírgulas como separadores dos dados. No meu exemplo no resultado de operação de copiar e colar obtém-se
    Figura 4. .
  3. Após pressionar o botão “Carregar notas e faltas” todas as notas que o programa vai encontrar na lista serão carregadas nos campos correspondentes. Se exista uma coluna de faltas a direita do conceito final, o programa vai carregar também as faltas. Se coluna de faltas não se encontra na tabela a direita do conceito final, o programa coloca zero faltas para todos os alunos cujas notas são carregadas.
    Figura 5. .
  4. No campo de texto ficam as linhas que correspondem os alunos não encontrados na lista. No meu exemplo são os alunos que trancaram a matéria
    Figura 6. .
    Pode acontecer que, devido algum erro no campo de texto, vão ficar os alunos que estão na lista da turma. Isto é possível no caso se o nome do aluno fosse copiado com erro (por exemplo, devido a reprodução não correta dos símbolos com acentos ou a cédula, ou a variação nas letras maiúsculas e minúsculas) e não há R.A. nos dados colados. Se o mesmo aluno seja identificado nas duas linhas diferentes ou não se encontre a nota final na linha, tais linhas também vão ficar no campo de texto para o usuário puder conferir os dados.
  5. Pressionando botão “Salvar notas” abaixo da página enviamos os conceitos ao servidor de Prograd. O botão “Cancelar” descarta as notas. O carregador não se propaga para outras páginas e pode ser usado (ou não usado) para todas as turmas separadamente.

Observação importante: o mesmo carregador não envia nada ao servidor de Prograd. A interface da forma que faz este trabalho fica sem alterações. Recomendo também verificar os dados antes de encerrar o lançamento.