Regras gerais para prestadores de serviço #
Conjunto de boas práticas para atendimento de chamados na Nova Central de Serviços.
Atendimento de chamados #
Chamados têm um processo com início, meio e fim. Neste documento, serão detalhadas regras para atendimento de chamados, com diferenciação entre chamados internos e externos. Regras básicas para comunicação também serão estabelecidas. A revisão de chamados é realizada conforme necessário, via critérios da chefia.
Este documento foi elaborado com base no RT e atualizado com base no GLPI, atualmente utilizado como sistema principal para gerenciamento de chamados.
Comunicação #
- Respostas são para comunicação externa, direta com o solicitante.
- Comentários devem ser usados apenas para comunicação interna. No GLPI, para comentar, deve-se ativar o ícone com cadeado.
Padrões de comunicação podem ser encontrados no momento em que respondemos um chamado, podendo ser incluídos conforme a necessidade. A utilização destes padrões não é obrigatória, mas serve como referência para avaliação e revisão de chamados.
Os padrões de comunicação preveem casos para inicialização
E encerramento de chamados, sendo a comunicação durante o atendimento em si mais flexível.
Todas as comunicações devem ser realizadas dentro do sistema de chamados conforme possível, evitando-se a utilização de meios paralelos de comunicação.
Fluxo de Atendimento: #
Chamados externos #
Chamados abertos por usuários finais (TAs, docentes, alunos, estagiários), via Central de Serviços.
Início #
- Chamados abertos que não são de responsabilidade do NTI, deve ser utilizado o campo: RESPONDER > ADICIONAR UMA SOLUÇÃO e utilizar a resposta pré-preenchida GERAL-ENCERRAMENTO COM ENCAMINHAMENTO (não se esqueça de dar o maior número de informações possíveis para o solicitante conseguir entrar em contato com a área correta). OBS: Consulte a chefia antes de realizar esta operação caso tenha dúvidas.
- Todo chamado por padrão, ao entrar na Central de Serviço, vem com um GRUPO ATRIBUÍDO.
Ao iniciar o atendimento, caso seja feito pelo grupo todo, alterar o status para e dar os encaminhamentos necessários para o solicitante.
Caso o atendimento seja feito por um técnico individualmente, atribuição pode ser feita pelo próprio técnico, clicando no campo ATRIBUÍDO ou feita clicando no campo em branco e digitando o nome do técnico (neste caso clique em SALVAR) e dar os encaminhamentos necessários para o solicitante.
OBS: fazendo desta forma não precisa alterar o status inicial o sistema faz automaticamente para. - Chamados devem ter início de atendimento quando for designado um proprietário ao mesmo. Qualifica-se início de atendimento os seguintes procedimentos:
- Contato via sistema (RECOMENDADO);
- Comunicação via telefone;
- Visita/averiguação ao local;
O tempo de início máximo deve ser de 2 dias úteis.
Tentativas de contato para atendimento do chamado devem ser registradas no sistema de chamados.
Atendimento #
- Durante o atendimento do chamado, devem ser registradas todas as informações possíveis pertinentes ao chamado, como:
- Contato via sistema;
- Contato via e-mail;
- Contato via telefone;
- Visitas no local de atendimento;
- Procedimentos realizados;
- Relatos e observações;
- Caso necessite de auxílio de outro técnico ou grupo do NTI, o mesmo deve ser incluído como OBSERVADOR no chamado.
- Chamados com uma data específica agendada para o atendimento devem ter seu status alterado para após a comunicação ao solicitante.
- Chamados com pendências pertinentes (entre 1-2 meses) devem ter seu status alterado para após a comunicação ao solicitante.
Encerramento #
O encerramento do chamado deve ser feito da seguinte forma:
Escolhendo um modelo de solução pré-definido:
ou digitando qual foi a solução dada (Se o chamado foi atendido com sucesso ou não e Procedimentos realizados e/ou serviços fornecidos) e escolher a opção RESOLVIDO.
OBS: Chamados que foram feitas tentativas de contato e/ou o solicitante não respondeu a questionamentos feitos pelo técnico podem ser encerrado utilizando o modelo de solução
O prazo estipulado para este tipo de encerramento é estipulado pela Chefia responsável pelo serviço.
Chamados internos #
Chamados internos são abertos diretamente via a Central de Serviços/GLPI, diferentemente do que ocorria no RT.
Os procedimentos são iguais a chamados externos, com algumas ressalvas:
- Se houver dificuldades na resolução do chamado, tente falar pessoalmente com os funcionários envolvidos
- Prestadores de Serviço podem ler comentários.
- Caso haja alteração do solicitante no chamado, tenha cuidado ao responder e comentar no mesmo, para evitar envio indevido de informações internas a pessoas de outros setores da UFABC, ou até mesmo indivíduos sem nenhum vínculo com a UFABC.
Distribuição de chamados (Sugestão) #
Os chamados devem ser distribuídos conforme o nível de dificuldade e volume de chamados abertos durante o decorrer do mês, evitando assim, no máximo do possível, os seguintes casos:
- Priorizar as especialidades de cada pessoa, mas com aberturas para atendimentos diferentes.
- A chefia imediata se responsabilizará pelo balanceamento da carga de acordo com as demandas e encaminhamentos do chamado. Alguns chamados são inicialmente fáceis, mas podem se tornar complexos.
- A quantidade de chamados pode ser diminuída de acordo com a participação em demais atividades.
Comunicação registrada e revisão de serviço #
Os funcionários devem ser notificados conforme a chefia revisa o fluxo de atendimento dos chamados, qualidade de serviço, postura no trabalho, cumprimento do horário, e comportamento geral de cada funcionário e da equipe.
Funcionários devem ser notificados com instruções e orientações das mais variadas especificidades, sendo, em certos casos, obrigatório o atendimento das exigências da chefia, a fim de manter a qualidade do serviço em níveis aceitáveis.
Notificações serão registradas via e-mail e/ou pelo próprio sistema de chamados, para fins de consulta e revisão, lembrando que registros em e-mails são considerados documentos.