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LimeSurvey – Configurando os participantes

Em muitos casos, você precisa convidar um grupo de pessoas para participar de sua pesquisa, manter o controle de quem tiver concluído o questionário e certificar-se de que cada pessoa só pode participar uma vez.

O recurso de tabela de participantes permite:

  • Ver quem da sua lista respondeu ao questionário;
  • Restringir o acesso contra pessoas que não têm um token e aqueles com token que já responderam;
  • Editar/alterar qualquer detalhe na sua lista;
  • Criar modelos de e-mail para convites e lembretes.

Se você habilitar a opção “Permitir inscrição pública” a partir da aba de “Configurações de participantes”, os participantes da pesquisa poderão criar um cadastro para responder a sua pesquisa recebendo um código token gerado automaticamente.

Caso contrário, é necessário criar uma tabela de participantes de pesquisa primeiro, pois somente as pessoas com um código token único (e nunca usado) podem acessar a pesquisa.

Neste tutorial veremos como criar uma tabela de participantes, adicionar os participantes, gerar tokens, criar e enviar convites e lembretes.

Acessando o questionário: #

1. Acessar seu questionário;

2. À esquerda, clicar no ícone de seta para a direita para expandir o menu lateral;

Expandindo o menu lateral.
Figura. Expandindo o menu lateral.

2. Na aba “Configurações“, clicar em “Configurações de participantes“;

Clicando no botão Configurações de participantes.
Figura. Clicando no botão Configurações de participantes.

3. Clicar em “Participantes do questionário“, na barra superior;

Acessando a aba Participantes do questionário.
Figura. Acessando a aba Participantes do questionário.

4. Clicar em “Iniciar tabela de participantes” para que a pesquisa seja acessível somente com código token;

Figura. Inicializando uma tabela de participantes.

5. Clicar em “Continuar” para confirmar a criação da tabela de participantes;

Confirmando a criação da tabela de participantes.
Figura. Confirmando a criação da tabela de participantes.

Adicionando participantes a partir de uma planilha do Excel: #

Criando o arquivo .csv #

1. Baixar um relatório do SIGAA contendo dados de vários grupos de participantes (alunos, servidores, etc);

Baixando um arquivo .XLS (excel).
Figura. Baixando um arquivo .XLS (excel).

2. Abrir o arquivo baixado no Microsoft Excel;

3. Apertar o atalho “CTRL + SHIFT + S” e salvar o tipo como “CSV” para criar um arquivo .csv;

Convertendo o arquivo para a extensão ".csv".
Figura. Convertendo o arquivo para a extensão “.csv”.

Importando o arquivo para o LimeSurvey: #

1. Voltar para o LimeSurvey;

2. Clicar na aba “Criar” para expandir as opções, e clicar em “Arquivo CSV“;

 Importando o arquivo CSV.
Figura. Importando o arquivo CSV.

3. Clicar em “Escolher ficheiro” e selecionar o arquivo .csv;

Selecionando o arquivo para importar.
Figura. Selecionando o arquivo para importar.

4. Descer até o final da página e clicar em “Importar“;

Clicando no botão Importar.
Figura. Clicando no botão Importar.

Você importou o arquivo .csv com sucesso!

O arquivo CSV foi carregado com êxito.
Figura. O arquivo CSV foi carregado com êxito.

Adicionando os participantes individualmente: #

Outra opção é adicionar os participantes manualmente e individualmente através do login institucional.

1. Clicar na aba “+ Criar” para expandir as opções, e então clicar em “+ Adicionar participante“;

Adicionando um participante ao questionário.
Figura. Adicionando um participante ao questionário.

2. No campo “Primeiro nome:” e “Último nome:“, digitar o nome e sobrenome do participante, respectivamente;

Inserindo o nome e sobrenome do participante.
Figura. Inserindo o nome e sobrenome do participante.

3. No campo “E-mail:“, digitar o e-mail do participante onde ele receberá um convite;

Digitando o e-mail do participante.
Figura. Digitando o e-mail do participante.

4. Ativar o campo “Enviar convite?” para que o usuário receba um convite via e-mail com um link de acesso;

Ativando o campo "Enviar convite?".
Figura. Ativando o campo “Enviar convite?”.

5. Clicar no botão “Salvar“, localizado no canto superior direito;

Localização do botão Salvar no canto superior direito.
Figura. Localização do botão Salvar no canto superior direito.

O usuário foi adicionado com sucesso à lista de participantes!

10. Clicar em “Adicionar outro participante” caso desejar adicionar novos participantes;

Adicionando outro participante.
Figura. Adicionando outro participante.

Gerando os códigos de acesso: #

1. Clicar na aba “Gerar códigos de acesso“;

Clicando no botão "Gerar códigos de acesso".
Figura. Clicando no botão “Gerar códigos de acesso”.

2. Clicar em “Sim“;

Confirmando a criação de códigos de acesso.
Figura. Confirmando a criação de códigos de acesso.

Os códigos foram criados com sucesso para cada um dos participantes da tabela!

3. Clicar em “Ok” para retornar à tela de “Participantes do questionário“;

Os códigos de acesso foram gerados com sucesso.
Figura. Os códigos de acesso foram gerados com sucesso.

Enviando convites para os participantes: #

Você pode enviar convites para aqueles participantes que são exibidos em sua tabela de participantes da pesquisa, convidando-os a participar.

Existe um limite de envio de 500 e-mails por vez, pois o servidor de e-mails fica sobrecarregado ao enviar tantos e-mails de uma vez.

Para enviar convites é necessário que o questionário esteja ativo.

1. Na tela “Participantes do questionário” clicar em “Mostrar participantes“;

Acessando a aba "Mostrar participantes".
Figura. Acessando a aba “Mostrar participantes”.

2. No canto inferior direito da página, clicar no campo de número de resultados exibidos por página para expandir as opções;

3. Clicar em “500“;

Alternando o número de resultados exibidos para 500.
Figura. Alternando o número de resultados exibidos para 500.

4. Marcar a caixa ao lado de “Ação” para marcar todos os participantes da página;

Marcando todos os participantes da página.
Figura. Marcando todos os participantes da página.

5. Clicar no campo “Partipante(s) selecionado(s)…” no canto inferior esquerdo da tela para expandir as opções;

6. Clicar em “Enviar convite por e-mail“;

Enviando convites por e-mail para os participantes.
Figura. Enviando convites por e-mail para os participantes.

7. Confirmar as informações e clicar em “Enviar convites“;

  • É possível ainda editar a mensagem que será enviada para os participantes nesta tela, porém as modificações aqui feitas não são salvas;
  • Para editar as mensagens de convite, use a funcionalidade “Editar de modelos de e-mail“, no menu “Convites e lembretes“;
    • Clique aqui para ver um tutorial passo a passo de como editar os modelos de e-mail;
Enviando os convites de e-mail.
Figura. Enviando os convites de e-mail.

Após um tempo, uma mensagem será mostrada detalhando os e-mails enviados!

Enviando lembretes para os participantes: #

Você pode enviar lembretes para aqueles participantes que são exibidos em sua tabela de participantes da pesquisa, lembrando-os de participar.

Existe um limite de envio de 500 e-mails por vez, pois o servidor de e-mails fica sobrecarregado ao enviar tantos e-mails de uma vez.

Para enviar convites é necessário que o questionário esteja ativo.

1. Na tela “Participantes do questionário” clicar em “Mostrar participantes“;

Acessando a aba "Mostrar participantes".
Figura. Acessando a aba “Mostrar participantes”.

2. No canto inferior direito da página, clicar no campo de número de resultados exibidos por página para expandir as opções;

3. Clicar em “500“;

Alternando o número de resultados exibidos para 500.
Figura. Alternando o número de resultados exibidos para 500.

4. Marcar a caixa ao lado de “Ação” para marcar todos os participantes da página;

Marcando todos os participantes da página.
Figura. Marcando todos os participantes da página.

5. Clicar no campo “Partipante(s) selecionado(s)…” no canto inferior esquerdo da tela para expandir as opções;

Clicando em Enviar lembre por e-mail.
Figura. Clicando em Enviar lembre por e-mail.

7. Confirmar as informações e clicar em “Enviar lembretes“;

  • É possível ainda editar a mensagem que será enviada para os participantes nesta tela, porém as modificações aqui feitas não são salvas;
  • Para editar as mensagens de convite, use a funcionalidade “Editar de modelos de e-mail“, no menu “Convites e lembretes“;
    • Clique aqui para ver um tutorial passo a passo de como editar os modelos de e-mail;
Enviando os lembretes.
Figura. Enviando os lembretes.

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