Em muitos casos, você precisa convidar um grupo de pessoas para participar de sua pesquisa, manter o controle de quem tiver concluído o questionário e certificar-se de que cada pessoa só pode participar uma vez.
O recurso de tabela de participantes permite:
- Ver quem da sua lista respondeu ao questionário;
- Restringir o acesso contra pessoas que não têm um token e aqueles com token que já responderam;
- Editar/alterar qualquer detalhe na sua lista;
- Criar modelos de e-mail para convites e lembretes.
Se você habilitar a opção “Permitir inscrição pública” a partir da aba de “Configurações de participantes”, os participantes da pesquisa poderão criar um cadastro para responder a sua pesquisa recebendo um código token gerado automaticamente.
Caso contrário, é necessário criar uma tabela de participantes de pesquisa primeiro, pois somente as pessoas com um código token único (e nunca usado) podem acessar a pesquisa.
Neste tutorial veremos como criar uma tabela de participantes, adicionar os participantes, gerar tokens, criar e enviar convites e lembretes.
Acessando o questionário: #
1. Acessar seu questionário;
2. À esquerda, clicar no ícone de seta para a direita para expandir o menu lateral;

2. Na aba “Configurações“, clicar em “Configurações de participantes“;

3. Clicar em “Participantes do questionário“, na barra superior;

4. Clicar em “Iniciar tabela de participantes” para que a pesquisa seja acessível somente com código token;

5. Clicar em “Continuar” para confirmar a criação da tabela de participantes;

Adicionando participantes a partir de uma planilha do Excel: #
Criando o arquivo .csv #
1. Baixar um relatório do SIGAA contendo dados de vários grupos de participantes (alunos, servidores, etc);

2. Abrir o arquivo baixado no Microsoft Excel;
3. Apertar o atalho “CTRL + SHIFT + S” e salvar o tipo como “CSV” para criar um arquivo .csv;

Importando o arquivo para o LimeSurvey: #
1. Voltar para o LimeSurvey;
2. Clicar na aba “Criar” para expandir as opções, e clicar em “Arquivo CSV“;

3. Clicar em “Escolher ficheiro” e selecionar o arquivo .csv;

4. Descer até o final da página e clicar em “Importar“;

Você importou o arquivo .csv com sucesso!

Adicionando os participantes individualmente: #
Outra opção é adicionar os participantes manualmente e individualmente através do login institucional.
1. Clicar na aba “+ Criar” para expandir as opções, e então clicar em “+ Adicionar participante“;

2. No campo “Primeiro nome:” e “Último nome:“, digitar o nome e sobrenome do participante, respectivamente;

3. No campo “E-mail:“, digitar o e-mail do participante onde ele receberá um convite;

4. Ativar o campo “Enviar convite?” para que o usuário receba um convite via e-mail com um link de acesso;

5. Clicar no botão “Salvar“, localizado no canto superior direito;

O usuário foi adicionado com sucesso à lista de participantes!
10. Clicar em “Adicionar outro participante” caso desejar adicionar novos participantes;

Gerando os códigos de acesso: #
1. Clicar na aba “Gerar códigos de acesso“;

2. Clicar em “Sim“;

Os códigos foram criados com sucesso para cada um dos participantes da tabela!
3. Clicar em “Ok” para retornar à tela de “Participantes do questionário“;

Enviando convites para os participantes: #
Você pode enviar convites para aqueles participantes que são exibidos em sua tabela de participantes da pesquisa, convidando-os a participar.
Existe um limite de envio de 500 e-mails por vez, pois o servidor de e-mails fica sobrecarregado ao enviar tantos e-mails de uma vez.
Para enviar convites é necessário que o questionário esteja ativo.
1. Na tela “Participantes do questionário” clicar em “Mostrar participantes“;

2. No canto inferior direito da página, clicar no campo de número de resultados exibidos por página para expandir as opções;
3. Clicar em “500“;

4. Marcar a caixa ao lado de “Ação” para marcar todos os participantes da página;

5. Clicar no campo “Partipante(s) selecionado(s)…” no canto inferior esquerdo da tela para expandir as opções;
6. Clicar em “Enviar convite por e-mail“;

7. Confirmar as informações e clicar em “Enviar convites“;
- É possível ainda editar a mensagem que será enviada para os participantes nesta tela, porém as modificações aqui feitas não são salvas;
- Para editar as mensagens de convite, use a funcionalidade “Editar de modelos de e-mail“, no menu “Convites e lembretes“;
- Clique aqui para ver um tutorial passo a passo de como editar os modelos de e-mail;

Após um tempo, uma mensagem será mostrada detalhando os e-mails enviados!
Enviando lembretes para os participantes: #
Você pode enviar lembretes para aqueles participantes que são exibidos em sua tabela de participantes da pesquisa, lembrando-os de participar.
Existe um limite de envio de 500 e-mails por vez, pois o servidor de e-mails fica sobrecarregado ao enviar tantos e-mails de uma vez.
Para enviar convites é necessário que o questionário esteja ativo.
1. Na tela “Participantes do questionário” clicar em “Mostrar participantes“;

2. No canto inferior direito da página, clicar no campo de número de resultados exibidos por página para expandir as opções;
3. Clicar em “500“;

4. Marcar a caixa ao lado de “Ação” para marcar todos os participantes da página;

5. Clicar no campo “Partipante(s) selecionado(s)…” no canto inferior esquerdo da tela para expandir as opções;

7. Confirmar as informações e clicar em “Enviar lembretes“;
- É possível ainda editar a mensagem que será enviada para os participantes nesta tela, porém as modificações aqui feitas não são salvas;
- Para editar as mensagens de convite, use a funcionalidade “Editar de modelos de e-mail“, no menu “Convites e lembretes“;
- Clique aqui para ver um tutorial passo a passo de como editar os modelos de e-mail;
