O Webmail permite a criação de regras de mensagem para serem aplicadas aos novos e-mails assim que são recebidos, além de permitirem diversas funções visando melhorar e automatizar a utilização do Webmail.
Criando um filtro a partir das Configurações #
1. Clicar no botão de “Configurações” (localizado no canto superior direito) para acessar as configurações de filtros;
2. No menu “Configurações” (localizado à esquerda) clicar em “Filtros“;
3. Clicar em “default_script“, no menu de “Conjuntos de filtro” (localizado ao centro);
- É possível criar outros conjuntos de filtros, mas somente um conjunto pode estar ativo por vez;
4. No menu “Filtro” (localizado à direita) clicar no ícone de “Mais” (localizado na parte inferior) para criar um novo filtro;
5. No campo “Nome do filtro“, digitar um nome para o seu filtro;
6. Marcar a caixa de “Filtro ativado“;
7. Abaixo estão as opções de relação entre os filtros;
- A opção “casando todas as seguintes regras” exibirá somente as mensagens que atendam todas as regras simultaneamente (relação de “E”);
- A opção “casando qualquer das seguintes regras” exibirá todas as mensagens que atendam a qualquer uma das regras, simultaneamente ou não (relação de “OU”);
- A opção “todas as mensagens” criará um filtro que se aplica a literalmente todas as mensagens recebidas;
8. No campo “Para e-mails recebidos:“, definir os filtros de seleção de mensagens;
9. Caso desejar criar mais um filtro de seleção, clicar no botão com ícone de “Mais” (localizado à direita da regra atual);
10. Definir as ações no campo “…execute as seguintes ações:“;
11. Definir a pasta alvo da ação;
12. É possível adicionar mais uma ação ao clicar no botão com ícone de “Mais” (localizado à direita da ação atual);
13. Por fim, clicar no botão de “Salvar” (abaixo e à esquerda, localizado abaixo do campo “…execute as seguintes ações:“) para criar o filtro;
O filtro recém criado ficará dentro do menu “Filtros“;
Vale ressaltar que os filtros criados só agirão sobre as mensagens recebidas após a criação do filtro. Portanto, mensagens anteriores não serão afetadas!
Criando um filtro a partir de uma mensagem recebida #
1. Selecionar a mensagem que será usada como base para o filtro;
2. Clicar no botão “Mais opções“, simbolizado por um ícone de três pontos (localizado na barra de ferramentas, em sua direita);
3. Nas opções que surgirem, clicar em “Criar filtro“, que é a última opção;
4. Na janela que abrir, marcar ou desmarcar os dados que serão usados na criação do filtro;
5. Clicar no botão de “Próximo passo” (localizado na parte inferior da janela);
6. Na janela que abrir, definir:
- O nome do filtro;
- O conjunto de filtro ao qual ele pertencerá;
- Os filtros de seleção de mensagens;
- As ações a serem aplicadas;
Maiores detalhes podem ser encontrados na seção anterior e também na seção posterior a esta.
7. Clicar no botão “Salvar” para criar o filtro (localizado na parte inferior da janela);
Entendendo melhor as definições de filtros #
Campo Para e-mails recebidos – Filtros de seleção de mensagens #
Os filtros de seleção de mensagens constituem de 3 campos: o alvo, a relação e o campo digitável.
No campo “alvo” estão as opções do local onde será buscada a relação do que foi escrito no campo digitável.
No campo “relação” estão as relações de pertencimento, que funcionam como operadores lógicos.
No campo digitável deverá ser digitado o termo de busca que será usado para filtrar.
Então, por exemplo, queremos filtrar as mensagens cujo assunto é “Informática“:
- Escolher “Assunto” no campo “alvo“;
- Escolher “contem” no campo “relação“;
- Digitar “Informática” no campo digitável;
Campo …execute as seguintes ações – Ações sobre as mensagens #
No campo “…execute as seguintes ações:” será definido o que ocorrerá com as mensagens que se enquadraram nos filtros acima.
No primeiro campo estão as opções de ações:
No segundo campo estão as pastas disponíveis, incluindo as criadas por você:
É possível criar mais de uma ação, e as todas as ações do filtro irão agir simultaneamente sobre as mensagens filtradas.
SPAM #
O NTI da UFABC se esforça para garantir a redução de spam. Nosso servidor é configurado de maneira a marcar automaticamente os spam e encaminhá-lo para a caixa devida.
Porém, devido à grande quantidade de spam existente, assim como a diversidade de técnicas utilizadas no mesmo, nenhum método é 100% confiável.
É possível criar filtros para mover mensagens diretamente para a caixa de spam, conforme explicado neste tutorial.