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Webmail – Criando filtros automáticos

O Webmail permite a criação de regras de mensagem para serem aplicadas aos novos e-mails assim que são recebidos, além de permitirem diversas funções visando melhorar e automatizar a utilização do Webmail.



Criando um filtro a partir das Configurações #

1. Clicar no botão de “Configurações” (localizado no canto superior direito) para acessar as configurações de filtros;

Localização do botão de configurações no canto superior direito.
Figura. Localização do botão de configurações no canto superior direito.

2. No menu “Configurações” (localizado à esquerda) clicar em “Filtros“;

3. Clicar em “default_script“, no menu de “Conjuntos de filtro” (localizado ao centro);

  • É possível criar outros conjuntos de filtros, mas somente um conjunto pode estar ativo por vez;
Localização do botão Filtros no menu à esquerda, e default_script no menu do centro;
Figura. Localização do botão Filtros no menu à esquerda, e default_script no menu do centro;

4. No menu “Filtro” (localizado à direita) clicar no ícone de “Mais” (localizado na parte inferior) para criar um novo filtro;

Localização da opção "Mais", na parte de baixo do menu Conjuntos de filtro.
Figura. Localização da opção “Mais”, na parte de baixo do menu Conjuntos de filtro.

5. No campo “Nome do filtro“, digitar um nome para o seu filtro;

6. Marcar a caixa de “Filtro ativado“;

7. Abaixo estão as opções de relação entre os filtros;

  • A opção “casando todas as seguintes regras” exibirá somente as mensagens que atendam todas as regras simultaneamente (relação de “E”);
  • A opção “casando qualquer das seguintes regras” exibirá todas as mensagens que atendam a qualquer uma das regras, simultaneamente ou não (relação de “OU”);
  • A opção “todas as mensagens” criará um filtro que se aplica a literalmente todas as mensagens recebidas;
Opções de relações entre os filtros de seleção de mensagens.
Figura. Opções de relações entre os filtros de seleção de mensagens.

8. No campo “Para e-mails recebidos:“, definir os filtros de seleção de mensagens;

9. Caso desejar criar mais um filtro de seleção, clicar no botão com ícone de “Mais” (localizado à direita da regra atual);

Localização do botão para adicionar uma nova regra à direita.
Figura. Localização do botão para adicionar uma nova regra à direita.

10. Definir as ações no campo “…execute as seguintes ações:“;

Opções de ações que as mensagens podem sofrer.
Figura. Opções de ações que as mensagens podem sofrer.

11. Definir a pasta alvo da ação;

Opções de pasta alvo da ação definida anteriormente.
Figura. Opções de pasta alvo da ação definida anteriormente.

12. É possível adicionar mais uma ação ao clicar no botão com ícone de “Mais” (localizado à direita da ação atual);

Localização do botão "adicionar ação".
Figura. Localização do botão “adicionar ação”.

13. Por fim, clicar no botão de “Salvar” (abaixo e à esquerda, localizado abaixo do campo “…execute as seguintes ações:“) para criar o filtro;

Localização do botão Salvar abaixo do campo "...execute as seguintes ações:".
Figura. Localização do botão Salvar abaixo do campo “…execute as seguintes ações:”.

O filtro recém criado ficará dentro do menu “Filtros“;

Localização do filtro recém criado no menu "Filtros".
Figura. Localização do filtro recém criado no menu “Filtros”.

Vale ressaltar que os filtros criados só agirão sobre as mensagens recebidas após a criação do filtro. Portanto, mensagens anteriores não serão afetadas!



Criando um filtro a partir de uma mensagem recebida #


1. Selecionar a mensagem que será usada como base para o filtro;

2. Clicar no botão “Mais opções“, simbolizado por um ícone de três pontos (localizado na barra de ferramentas, em sua direita);

Localização do botão "Mais opções", localizado na barra de ferramentas, em sua direita.
Figura. Localização do botão “Mais opções”, localizado na barra de ferramentas, em sua direita.

3. Nas opções que surgirem, clicar em “Criar filtro“, que é a última opção;

Localização do botão "Criar filtro", a última opção dentre as opções que surgiram.
Figura. Localização do botão “Criar filtro”, a última opção dentre as opções que surgiram.

4. Na janela que abrir, marcar ou desmarcar os dados que serão usados na criação do filtro;

5. Clicar no botão de “Próximo passo” (localizado na parte inferior da janela);

Dados a serem usados na criação do filtro.
Figura. Dados a serem usados na criação do filtro.

6. Na janela que abrir, definir:

  • O nome do filtro;
  • O conjunto de filtro ao qual ele pertencerá;
  • Os filtros de seleção de mensagens;
  • As ações a serem aplicadas;

Maiores detalhes podem ser encontrados na seção anterior e também na seção posterior a esta.

7. Clicar no botão “Salvar” para criar o filtro (localizado na parte inferior da janela);



Entendendo melhor as definições de filtros #


Campo Para e-mails recebidos – Filtros de seleção de mensagens #


Os filtros de seleção de mensagens constituem de 3 campos: o alvo, a relação e o campo digitável.

No campo “alvo” estão as opções do local onde será buscada a relação do que foi escrito no campo digitável.

Opções do campo "Alvo".
Figura. Opções do campo “Alvo”.

No campo “relação” estão as relações de pertencimento, que funcionam como operadores lógicos.

Opções do campo "relação".
Figura. Opções do campo “relação”.

No campo digitável deverá ser digitado o termo de busca que será usado para filtrar.

Então, por exemplo, queremos filtrar as mensagens cujo assunto é “Informática“:

  • Escolher “Assunto” no campo “alvo“;
  • Escolher “contem” no campo “relação“;
  • Digitar “Informática” no campo digitável;
Exemplo de aplicação de filtro.
Figura. Exemplo de aplicação de filtro.

Campo …execute as seguintes ações – Ações sobre as mensagens #


No campo “…execute as seguintes ações:” será definido o que ocorrerá com as mensagens que se enquadraram nos filtros acima.

No primeiro campo estão as opções de ações:

Opções de ações que as mensagens podem sofrer.
Figura. Opções de ações que as mensagens podem sofrer.

No segundo campo estão as pastas disponíveis, incluindo as criadas por você:

Opções de pasta alvo da ação definida anteriormente.
Figura. Opções de pasta alvo da ação definida anteriormente.

É possível criar mais de uma ação, e as todas as ações do filtro irão agir simultaneamente sobre as mensagens filtradas.

Localização do botão "adicionar ação".
Figura. Localização do botão “adicionar ação”.


SPAM #


O NTI da UFABC se esforça para garantir a redução de spam. Nosso servidor é configurado de maneira a marcar automaticamente os spam e encaminhá-lo para a caixa devida.

Porém, devido à grande quantidade de spam existente, assim como a diversidade de técnicas utilizadas no mesmo, nenhum método é 100% confiável.

É possível criar filtros para mover mensagens diretamente para a caixa de spam, conforme explicado neste tutorial.

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