View Categories

Linux – Instalação da Impressora de rede pela interface gráfica (Ubuntu*)

Importante: Caso esteja tentando acessar uma impressora de rede da UFABC no Linux por Wi-Fi, certifique-se de que você está conectado à rede Eduroam.

Caso não saiba conectar-se à rede Eduroam, consulte a seção sobre o “Eduroam”.

Passo 1: instalando os pacotes necessários no terminal #

Abra o terminal.

Instale os pacotes samba, smbclient e cups:

sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade
sudo apt-get install samba smbclient cups -y
Figura. Instalação de pacotes pelo terminal.

Passo 2: instalando a impressora de rede pela interface gráfica #

Clique no ícone “Mostrar aplicativos”:

Figura. O ícone “Mostrar aplicativos”.

No campo de busca, digite “impressoras”, e clique no resultado de busca chamado “Impressoras”:

Figura. Acessando as configurações das impressoras.

Clique no botão “Adicionar impressora…”:

Figura. O botão “Adicionar impressora…”.

Digite o IP do servidor de impressão (“177.104.62.19”) no campo de busca, e pressione o botão “Adicionar”:

Figura. Informando o IP do servidor de impressão no campo de busca.

Selecione o servidor de impressão localizado, e pressione o botão “Desbloquear”:

Figura. O botão “Adicionar impressora…”.

Informe suas credenciais. No campo “Nome de usuário”, informe “ad.ufabc.int.br\usuário”, em que usuário é o seu login UFABC (sem o @ufabc…):

Figura. Informando suas credenciais.

Selecione a impressora localizada (“Lexmark”), e clique em “Adicionar”:

Figura. A impressora “Lexmark” localizada.

Selecione a fabricante “Lexmark”, e o modelo “Lexmark C950 Series” (este modelo de impressora não coincide necessariamente com o modelo de dispositivo onde serão recolhidas as impressões, mas não há problema):

Figura. Selecionando o modelo e a fabricante da impressora de rede.

Em caso de sucesso, geralmente exibe-se (por um curto espaço de tempo) uma mensagem indicando que a impressora de rede foi adicionada com sucesso no Linux:

Figura. A mensagem indicando que a impressora de rede foi adicionada no Linux.

Você conseguirá visualizar a impressora de rede na seção “Impressoras” da tela de configurações:

Figura. A impressora de rede instalada no Linux.

(Opcional) salvando suas credenciais no arquivo de configuração #

Para salvar suas credenciais no arquivo de configuração das impressoras, digite no terminal

sudo nano /etc/cups/printers.conf
Figura. O comando para acessar o arquivo de configuração das impressoras.

Modifique o parâmetro “DeviceURI” para o formato

smb://ad.ufabc.int.br%5Cseulogin:suasenha@ufabc/177.104.62.19/Lexmark

substituindo seulogin e suasenha pelo seu login UFABC (sem o @ufabc…) e sua senha, respectivamente.

Figura. Alterando o parâmetro “DeviceURI”.

Para salvar a alteração, pressione a tecla de atalho “Ctrl+O”, e ao aparecer a mensagem “Nome do arquivo para salvar: (…)”, confirme pressionando o botão “Enter”.

Figura. Confirme pressionando o botão “Enter”.

Para as alterações surtirem efeito, reinicie o serviço do CUPS com o comando

service cups restart

Passo 3: enviando um trabalho para o servidor de impressão #

Ao tentar enviar um trabalho para o servidor de impressão, você provavelmente verá uma tela parecida com a que aparece na ilustração abaixo. Selecione a impressora “Lexmark”, e pressione o botão “Imprimir”:

Figura. Enviando um trabalho para o servidor de impressão pela impressora “Lexmark”.

Caso tenha pulado a seção anterior, pode ser que apareça a mensagem “Lexmark requer autenticação” / “Credenciais são necessárias para imprimir”:

Figura. A mensagem “Lexmark requer autenticação” / “Credenciais são necessárias para imprimir”.

Neste caso, retorne à seção de impressoras, e clique no botão “x trabalho(s)” (em que x é o número de trabalhos enviados ao servidor de impressão que não foram recolhidos):

Figura. O botão “x trabalho(s)”.

Clique no botão :

Figura. O botão de play.

Caso a janela abaixo apareça, clique em “Autenticar”:

Figura. O botão “Autenticar”.

Informe suas credenciais:

  • No campo “Nome de usuário”, informe “ad.ufabc.int.br\usuário”, em que usuário é o seu login UFABC (sem o @ufabc…).
  • No campo “Senha”, informe a sua senha UFABC (é a mesma senha do email UFABC).

Posteriormente, pressione o botão “Autenticar”:

Figura. Realizando autenticação após o envio de um trabalho para o servidor de impressão.

Caso a tela abaixo apareça, informe novamente suas credenciais. Caso queira salvar sua senha, marque a opção “Lembrar senha”:

Figura. Confirmando a autenticação.

Em caso de sucesso, o trabalho foi enviado para o servidor de impressão. Neste caso, siga as instruções contidas na próxima seção.

Figura. Mensagem indicando que o trabalho foi enviado para o servidor de impressão.

Passo 4: buscando os trabalhos numa impressora do novo sistema de impressão #

Para buscar os trabalhos enviados ao servidor de impressão do novo sistema, siga os passos descritos no seguinte tutorial:

Como buscar trabalhos na impressora.

Em caso de insucesso na tentativa de impressão #

Na linha DeviceURI do arquivo de configuração de impressoras, experimente digitar a sua senha no formato Percent-encoding.

Nota

*Veja a nota sobre o suporte a sistemas operacionais.

Powered by BetterDocs