- Passo 1: instalando os pacotes necessários no terminal
- Passo 2: instalando a impressora de rede pela interface gráfica
- (Opcional) salvando suas credenciais no arquivo de configuração
- Passo 3: enviando um trabalho para o servidor de impressão
- Passo 4: buscando os trabalhos numa impressora do novo sistema de impressão
- Em caso de insucesso na tentativa de impressão
Importante: Caso esteja tentando acessar uma impressora de rede da UFABC no Linux por Wi-Fi, certifique-se de que você está conectado à rede Eduroam.
Caso não saiba conectar-se à rede Eduroam, consulte a seção sobre o “Eduroam”.
Passo 1: instalando os pacotes necessários no terminal #
Abra o terminal.
Instale os pacotes samba, smbclient e cups:
Passo 2: instalando a impressora de rede pela interface gráfica #
Clique no ícone “Mostrar aplicativos”:
No campo de busca, digite “impressoras”, e clique no resultado de busca chamado “Impressoras”:
Clique no botão “Adicionar impressora…”:
Digite o IP do servidor de impressão (“177.104.62.19”) no campo de busca, e pressione o botão “Adicionar”:
Selecione o servidor de impressão localizado, e pressione o botão “Desbloquear”:
Informe suas credenciais. No campo “Nome de usuário”, informe “ad.ufabc.int.br\usuário”, em que usuário é o seu login UFABC (sem o @ufabc…):
Selecione a impressora localizada (“Lexmark”), e clique em “Adicionar”:
Selecione a fabricante “Lexmark”, e o modelo “Lexmark C950 Series” (este modelo de impressora não coincide necessariamente com o modelo de dispositivo onde serão recolhidas as impressões, mas não há problema):
Em caso de sucesso, geralmente exibe-se (por um curto espaço de tempo) uma mensagem indicando que a impressora de rede foi adicionada com sucesso no Linux:
Você conseguirá visualizar a impressora de rede na seção “Impressoras” da tela de configurações:
(Opcional) salvando suas credenciais no arquivo de configuração #
Para salvar suas credenciais no arquivo de configuração das impressoras, digite no terminal
Modifique o parâmetro “DeviceURI” para o formato
substituindo seulogin e suasenha pelo seu login UFABC (sem o @ufabc…) e sua senha, respectivamente.
Para salvar a alteração, pressione a tecla de atalho “Ctrl+O”, e ao aparecer a mensagem “Nome do arquivo para salvar: (…)”, confirme pressionando o botão “Enter”.
Para as alterações surtirem efeito, reinicie o serviço do CUPS com o comando
Passo 3: enviando um trabalho para o servidor de impressão #
Ao tentar enviar um trabalho para o servidor de impressão, você provavelmente verá uma tela parecida com a que aparece na ilustração abaixo. Selecione a impressora “Lexmark”, e pressione o botão “Imprimir”:
Caso tenha pulado a seção anterior, pode ser que apareça a mensagem “Lexmark requer autenticação” / “Credenciais são necessárias para imprimir”:
Neste caso, retorne à seção de impressoras, e clique no botão “x trabalho(s)” (em que x é o número de trabalhos enviados ao servidor de impressão que não foram recolhidos):
Clique no botão :
Caso a janela abaixo apareça, clique em “Autenticar”:
Informe suas credenciais:
- No campo “Nome de usuário”, informe “ad.ufabc.int.br\usuário”, em que usuário é o seu login UFABC (sem o @ufabc…).
- No campo “Senha”, informe a sua senha UFABC (é a mesma senha do email UFABC).
Posteriormente, pressione o botão “Autenticar”:
Caso a tela abaixo apareça, informe novamente suas credenciais. Caso queira salvar sua senha, marque a opção “Lembrar senha”:
Em caso de sucesso, o trabalho foi enviado para o servidor de impressão. Neste caso, siga as instruções contidas na próxima seção.
Passo 4: buscando os trabalhos numa impressora do novo sistema de impressão #
Para buscar os trabalhos enviados ao servidor de impressão do novo sistema, siga os passos descritos no seguinte tutorial:
Como buscar trabalhos na impressora.
Em caso de insucesso na tentativa de impressão #
Na linha DeviceURI do arquivo de configuração de impressoras, experimente digitar a sua senha no formato Percent-encoding.
Nota