Ver categorias

Central de Serviços (Solicitante) – Abrindo um chamado

CLIQUE AQUI PARA ABRIR UM CHAMADO

Neste tutorial veremos o passo a passo de como abrir um chamado.


Acessando a Central de Serviços: #


1. Acessar a Central de Serviços da UFABC pelo link https://servicos.ufabc.edu.br;

2. No campo “Usuário“, digitar seu login institucional (sem @ufabc.edu.br);

3. o campo “Senha“, digitar sua senha institucional;

4. Clicar em “Entrar”;

Tela de autenticação na Central de Serviços.
Figura. Tela de autenticação na Central de Serviços.

Mudando para o perfil de Solicitante: #


1. No canto superior direito, onde está sua foto, clicar em para expandir as opções;

Localização do botão para expandir as opções.
Figura. Localização do botão para expandir as opções.

2. Clicar em <, no primeiro campo, para expandir as opções;

Figura. Localização do botão para expandir as opções do perfil.

3. Clicar na opção “Solicitante – Técnico(a) Administrativo(a)”;

Localização do botão "Solicitante - Técnico(a) Administrativo(a)".
Figura. Localização do botão “Solicitante – Técnico(a) Administrativo(a)”.

Será apresentada a tela inicial da Central de Serviços.

Serviços disponíveis na Tela inicial.
Figura. Serviços disponíveis na Tela inicial.

Perfis Existentes (Solicitantes) #

Para cada perfil, haverá um conjunto de serviços que você poderá solicitar, que podem ser diferentes de acordo com seu vínculo.

  • Por exemplo, alunos da pós-graduação podem solicitar serviços específicos, que não são fornecidos para técnicos administrativos.

Os perfis existentes são os seguintes:

  • Solicitante – Técnico(a) Administrativo(a);
  • Solicitante – Discente de pós-graduação;
  • Solicitante – Discente de graduação;
  • Solicitante – Docente;
  • Solicitante – Estagiário;
  • Serviços Internos (Para serviços restrito a uma área);


Encontrando o serviço: #


É possível ordenar os serviços por popularidade ou por ordem alfabética.

1. Marcar a checkbox referente ao tipo de ordenação desejado;

  • A opção estrela irá ordenar os resultados por popularidade;
  • A opção letras A e Z irá ordenar os resultados por ordem alfabética;
Ordenando os serviços.
Figura. Ordenando os serviços.

2. Buscar o serviço que você pretende abrir uma solicitação de suporte;

  • Digitar o serviço buscado na barra de busca;
  • Rolar a tela para baixo para procurar entre o catálogo;
Campo de busca de serviços.
Figura. Campo de busca de serviços.

Também é possível procurar a categoria do serviço pelo menu lateral.

Menu lateral listando as categorias de serviço.
Figura. Menu lateral listando as categorias de serviço.

Leia atentamente a descrição do serviço para ver se ele é o serviço correto!

3. Clicar na caixa do serviço desejado;

Clicando no serviço desejado.
Figura. Clicando no serviço desejado.


Preenchendo o formulário: #


Ao clicar no serviço, você será redirecionado para a página de formulário do respectivo serviço.

No início da página está a descrição do serviço, incluindo outras informações como horário e tempo previsto de atendimento.

1. Ler as informações para que este serviço possa ser solicitado e atendido pela área responsável.

    Descrição do serviço.
    Figura. Descrição do serviço.

    Cada serviço possui um formulário específico.

    2. Responder todas as perguntas de forma clara, para que sua solicitação seja melhor compreendida;

    3. Ler atentamente os Termos de Uso para que sua solicitação;

    Termos de uso do serviço.
    Figura. Termos de uso do serviço.

    4. Aceitar termos de uso da solicitação;

    Figura. Aceitando os Termos de Uso do serviço.

    5. Clicar no botão “Enviar”;

    Enviando a solicitação.
    Figura. Enviando a solicitação.

    Será exibida uma pequena janela no canto inferior direito da tela com as informações do chamado recém-aberto.

    Janela indicando que o foi chamado aberto com sucesso.
    Figura. Janela indicando que o foi chamado aberto com sucesso.


    Visualizando o chamado aberto: #


    Para visualizar o status de suas solicitações de suporte, clicar no menu “Meus Chamados”;

    Clique aqui para saber mais sobre o gerenciamento dos seus chamados abertos por você.

    Desenvolvido por BetterDocs

    Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.