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SIGRH – Solicitando Afastamento/Deslocamento (Servidor)

Neste tutorial veremos o passo a passo de como solicitar afastamento/deslocamento.

O afastamento nacional é realizado sem ônus, porém sem diária e passagem.

Acessando o sistema SIGRH: #


1. Acessar o sistema SIG ao clicar aqui;

2. Clicar em SIGRH, o primeiro sistema;

Localização do botão SIGRH, a primeira opção.
Figura. Localização do botão SIGRH, a primeira opção.

3. No campo “Usuário:“, digitar seu login institucional (sem o @ufabc.edub.br);

4. No campo “Senha:“, digitar sua senha institucional;

5. Clicar em “Entrar“;

Tela de login para entrar no sistema do RH.
Figura. Tela de login para entrar no sistema do RH.

Habilitando os módulos do Portal do Servidor: #

2. Clicar na opção “Menu Servidor”, localizado no canto superior direito da tela;

Figura. Localização do botão “Menu Servidor”.

3. Clicar em “Solicitar Afastamento/Deslocamento” no menu de Acesso Rápido;

Figura. Selecionar a opção “Solicitar Afastamento/Deslocamento”.

4. Clicar no campo “Afastamento” e escolher uma das opções;

Selecionando um motivo para afastamento.
Figura. Selecionando um motivo para afastamento.

5. Nos campos “Data de Início” e “Data de Término“, indicar o período de afastamento;

  • O afastamento “Exames preventivos de câncer” só permitem 1 dia de afastamento;
Escolhendo o período de afastamento.
Figura. Escolhendo o período de afastamento.

6. No campo “Comprovante“, clicar em “Escolher ficheiro” e anexar um documento;

  • O arquivo pode ser um folder do evento, um e-mail de convite ou outro documento relevante;

7. Após escolher o arquivo, clicar no botão ao lado (+) para anexar corretamente à solicitação;

Anexando corretamente o comprovante à solicitação.
Figura. Anexando corretamente o comprovante à solicitação.

8. Clicar no campo “Motivo do Afastamento” e escolher uma das opções;

Selecionando uma das opções como motivo de afastamento.
Figura. Selecionando uma das opções como motivo de afastamento.

9. No caso de docentes, detalhar o plano de reposição das aulas no campo “Plano de Reposição de Aulas“;

  • Sempre que o afastamento coincidir com períodos letivos, o docente deverá informar como será realizada a reposição das aulas;
  • Caso outro docente fique responsável pela reposição, o docente afastado deve informá-lo;
Detalhando o plano de reposição de aulas.
Figura. Detalhando o plano de reposição de aulas.

10. No campo “Detalhar motivo“, detalhar as atividades que serão realizadas durante o afastamento;

Detalhando os motivos do afastamento.
Figura. Detalhando os motivos do afastamento.

11. Clicar no campo “Tipo de financiamento” e escolher “Sem passagens/diárias“;

Figura. Selecionando o tipo de financiamento.

12. No campo “Localidade (Município)“, digitar a cidade para onde será realizado o deslocamento e clicar no resultado correspondente;

Digitando a cidade para onde será realizado o deslocamento.
Figura. Digitando a cidade para onde será realizado o deslocamento.

13. Clicar no botão Inserir localidade para cadastrar a cidade;

Localização do botão "Inserir Localidade".
Figura. Localização do botão “Inserir Localidade”.

A cidade foi cadastrada com sucesso.

Cidade cadastrada com sucesso.
Figura. Cidade cadastrada com sucesso.

14. Clicar em “Gravar e Enviar” para que a requisição seja encaminhada ao chefe imediato para autorização;

Enviando o pedido de afastamento.
Figura. Enviando o pedido de afastamento.

Rejeição da solicitação: #

Caso a requisição seja rejeitada, o servidor será notificado por e-mail e informado sobre o motivo da recusa.

Caso seja necessário adicionar mais informações, o servidor poderá editar a solicitação e enviá-la novamente.

1. Passar o mouse sobre o item “Solicitações” no menu superior;

2. Passar o mouse sobre “Ausências / Afastamento“;

3. Clicar em “Consultar Afastamentos / Deslocamentos“;

Acessando a página de consulta dos afastamentos e deslocamentos.
Figura. Acessando a página de consulta dos afastamentos e deslocamentos.

Na tela exibida, é possível filtrar e visualizar os afastamentos por período.

4. No campo “Solicitações de Afastamento“, clicar no botão de lápis e papel na solicitação com status de “Retornada“;

Clicando no botão para reeditar a solicitação.
Figura. Clicando no botão para reeditar a solicitação.

5. Reeditar a solicitação conforme necessário;

6. Clicar em Alterar e Enviar para reenviar a solicitação à chefia para nova avaliação;

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