Recomendações do NTI para o teletrabalho

Recomendação de equipamentos

Conforme determinado na Resolução nº 221/2022 – CONSUNI, é de responsabilidade do participante providenciar a infraestrutura necessária para a realização do teletrabalho:

Art. 24 Constituem atribuições e responsabilidades do(a) participante do programa de gestão:

XI – providenciar as estruturas físicas e tecnológicas necessárias, inclusive aquelas relacionadas à segurança da informação, mediante a utilização de equipamentos e mobiliários adequados e ergonômicos, assumindo, inclusive, os custos referentes à conexão à internet, energia elétrica e telefone, entre outras despesas decorrentes do exercício de suas atribuições.

§1º Mediante justificativa, natureza do trabalho, uso de sistemas e disponibilidade, desde que devidamente autorizado, poderá ocorrer empréstimo de equipamentos e mobiliários.

Sendo assim, o NTI traz algumas recomendações para auxiliar no devido atendimento à infraestrutura básica de TIC residencial.

Computador (notebook/desktop)

Hoje na UFABC temos um parque computacional heterogêneo, que atende a cada servidor de acordo com as necessidades de sua função. A maior parte de nosso quadro funcional necessita de um computador apto para trabalhos administrativos comuns (Navegação web / uso de editores de textos, de planilhas e de apresentações).

O computador que temos por padrão para esse perfil administrativo é a seguinte:

ProcessadorMemóriaSistema operacional MonitorPeriféricos
2 a 4 núcleos4 a 8 GigabytesWindows 7 ou Windows 10Monitor de 19 polegadas até 23 polegadasMouse, teclado e headset (fone de ouvido + microfone)

O perfil mínimo ideal para todos os servidores de áreas administrativas e recomendação para o teletrabalho seria o seguinte:

ProcessadorMemóriaSistema operacional MonitorPeriféricos
4 núcleos8 GigabytesWindows 10, Windows 11, Mac OS ou LinuxMonitor de 19 polegadas até 23 polegadasMouse, teclado e headset (fone de ouvido + microfone)

Essa configuração é suficiente para prover poder computacional para lidar com tarefas administrativas comuns, atendendo a maioria dos servidores.

Para aqueles que têm alguma demanda específica, como necessidade de computação gráfica para edição de fotos e vídeos, uso de softwares de engenharia e arquitetura podem necessitar de uma configuração diferenciada, a depender do software utilizado, devendo ser analisado a parte. No geral, um computador com um processador de 8 a 16 núcleos, uma placa de vídeo discreta que atenda aos requisitos específicos do software utilizado,  e 16Gb de Ram podem atender a maior parte destes usuários.

Quanto ao tipo de hardware, como desktop ou notebook, a recomendação varia de acordo com a necessidade e infraestrutura domiciliar.

Para aqueles que tem um local específico em casa, como um quarto que pode ser transformado em escritório, recomenda-se adquirir um desktop + monitor. Os desktops são mais duráveis, demandam menos manutenção, tem melhor custo benefício e permitem upgrades maiores, quando comparados a notebooks. A principal desvantagem é a necessidade de um local fixo e a impossibilidade de locomoção fácil. Além disso, por não contar com bateria, pode ocorrer perda de trabalhos.

Os notebooks são portáteis, podendo ser utilizados em uma mesa qualquer, permitindo maior improvisação para o local de trabalho. Podem ser levados a qualquer local, permitindo maior flexibilidade durante o teletrabalho. Apesar disso, tem durabilidade menor, maior custo de manutenção e menor possibilidade de upgrade. 

Cada caso deve ser avaliado antes da decisão por um dos tipos de hardware.

Para quem tiver um equipamento antigo, é possível fazer um bom upgrade apenas trocando o HD por SSD e adicionando mais memória RAM. 

Rede

Recomenda-se utilizar sempre a rede cabeada. Quem tem possibilidade de passar cabeamento pela casa ou utilizar um cabo ligado diretamente no roteador deve providenciar esse esquema. Caso não seja possível, recomenda-se o uso da rede 5g para maior velocidade. Se o roteador ficar muito longe do local de trabalho, somente a rede 2g pode estar disponível e podem ocorrer instabilidades e menor velocidade de transferência de dados.

É possível também utilizar dados móveis, tanto em caso de falhas do provedor de internet, como em casos em que a utilização é pontual. Existem diversas maneiras de rotear o 4g do celular para o notebook/desktop.

Celular

O celular pode ser um aliado para lidar com algumas situações mais simples, como a leitura e respostas de email, abertura de chamados, uso de alguns sistemas, comunicação via chat e mesmo o uso de ferramentas de edição de textos, planilhas e apresentações. Em caso de problemas com o notebook e desktop, podem viabilizar o trabalho até a manutenção.

Recomendações de segurança

A segurança lógica que envolve o uso de sistemas computacionais começa com uma senha forte, pessoal e sempre atualizada. Além disso, temos algumas dicas para manter a segurança;

Sistema operacional e atualizações

É importante manter os sistemas atualizados, pois muitas brechas de segurança vão surgindo e sendo corrigidas pelas empresas fabricantes de sistemas operacionais e de softwares. Ataques ocorrem geralmente em sistemas desatualizados. No caso do sistema operacional Windows, é importante também adquirir a versão original do sistema.

Antivírus

O antivírus se torna importante quando a navegação na internet é realizada de maneira imprópria ou ocorre uso de unidades de armazenamentos externas (HD externos e pendrives) suspeitos. Os antivírus conseguem barrar grande parte destes vírus. Porém, um sistema operacional atualizado evitará grande parte destes problemas. O Windows conta com um antivírus embutido, o Windows defender, que é capaz de manter a segurança como diversas outras soluções gratuitas. Apesar da proteção, hoje muitos hackers se aproveitam de outras brechas de segurança, como senhas fracas e a não utilização de fatores duplos de autenticação. Portanto, ter uma senha forte, trocá-la constantemente, usar diferentes senhas para diferentes sites e utilizar fatores duplos de autenticação, podem proteger mais do que somente contar com o antivírus.

Referência: 

https://www.nbcnews.com/tech/security/still-paying-antivirus-software-experts-say-probably-dont-need-rcna6335

VPN

A nossa VPN serve para o acesso a pastas compartilhadas (Share) e também para acesso a sistemas internos, como alguns sites e servidores. Nem todos precisam deste tipo de navegação, pois utilizam majoritariamente sistemas web (Sig, Gsuite, webmail, etc). Caso haja necessidade, basta seguir nossos tutoriais em https://nti.ufabc.edu.br/manuais-e-tutoriais

Navegação

A navegação em sites, utilizando sistemas de gestão, é o principal meio de trabalho da maior parte dos técnicos administrativos. Mantenha o seu navegador atualizado e evite clicar em links suspeitos. Tente trabalhar com o mínimo de abas possível caso seu computador seja menos potente.

Backup

É importante que todos mantenham os arquivos importantes na rede da UFABC (Share). Essa rede tem backup dos dados. Mesmo assim, é importante manter um backup pessoal, seja em algum HD externo, ou mesmo em alguma “nuvem”, como google drive, onedrive da microsoft, etc.

Uso de equipamentos patrimoniados
Por padrão, notebooks e celulares corporativos são os únicos itens que podem circular livremente sem a necessidade de emissão de termos de movimentação posteriores ao inicial. O item é confiado a um servidor, que deve manter a guarda e o bom uso até a sua devolução. Os demais itens devem permanecer na UFABC o tempo todo, e a movimentação deve sempre ser solicitada via chamado em nossa central. Os empréstimos de desktops e monitores ocorreram em caráter de exceção durante a pandemia.