Dispositivos maliciosos – Keyloggers

A partir de verificações cotidianas programadas e de notificações de casos específicos, o NTI está acompanhando e já atua no sentido de encontrar soluções práticas para coibir inserções de dispositivos com potencial malicioso nos PCs da UFABC, sobretudo nas salas de aulas, espaços com maior e mais frequente circulação de pessoas. 

Por ora, numa medida de segurança mais imediata e de contenção para curto prazo, compartilhamos, contando com a colaboração de todas e todos, as seguintes orientações: 

1ª ação de segurança: Preventiva 

Antes de digitar seu usuário e senha para acessar o computador:

  • Sempre verifique se há dispositivos fora dos padrões inseridos nas máquinas
  • Verifique todas as portas USB, principalmente os componentes conectados
  • Verifique a ligação entre o teclado e o computador 

Exemplo de dispositivos encontrados:

É comum que os dispositivos com potencial malicioso sejam alocados entre o teclado e a porta USB do computador.

2ª ação de segurança: Comunicação com o NTI

Caso identifique ou suspeite de que há algum dispositivo incomum no computador, 
Abra um chamado na Central de Serviços do NTI (clique no link). Entregue o dispositivo ao NTI para averiguação e formalização de relatório.

3ª ação de segurança: Mudança de senha

Caso haja suspeita de presença de dispositivo com potencial malicioso, é indicada alteração de senha institucional do usuário, utilizando-se de um outro dispositivo de confiança.

A alteração de senha pode ser feita em: https://acesso.ufabc.edu.br/site/login digite seu login e senha, clique em “Editar Perfil”, clique na aba “Senha” e siga os passos solicitados.

Dúvidas podem ser sanadas a qualquer momento com o suporte-NTI. Preferencialmente via Central de Serviços do NTI (clique no link) no formulário utilize a opção Dúvidas.

Reiteramos o compromisso do NTI com a segurança dos equipamentos e acessos institucionais e continuamos contando com apoio e engajamento coletivo e propositivo da comunidade para lidarmos com desafios cotidianos, tal qual a situação que se apresenta neste momento. Aproveitamos para reforçar o convite a acompanharem atualizações e orientações do NTI nos canais de comunicação oficiais da UFABC, como Comunicare On-line.