Informe sobre a utilização do Google Workspace

Comunicado do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) sobre a utilização do Google Workspace

Prezada comunidade acadêmica,


Em complemento ao e-mail anterior enviado em 23 de Fevereiro de 2023 (Comunicado NTI – Limite de armazenamento para GSuite/Google Workspace), o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) traz mais informações para sanar dúvidas e orientar às pessoas que tiveram prejuízo no uso da ferramenta.

O Google Drive faz parte de um pacote de serviços, anteriormente chamado Gsuite for Education, atualmente intitulado Google Workspace for Education, disponibilizado pela empresa Google para as instituições antes da pandemia de COVID-19, sem limitações em diversas funcionalidades. Um dos principais recursos oferecidos era o uso ilimitado de espaço para armazenamento em nuvem no Google Drive. Este espaço também suporta diversos outros serviços do próprio Google (gravações, documentos criados e editados na plataforma, upload de arquivos diversos).

No período de Junho de 2022, a Google anunciou a mudança neste formato de disponibilidade, limitando o espaço para armazenamento geral do Google Drive com disponibilidade de 100 Tb (terabytes) em seu total, para este tipo de contrato. Lembramos que, devido a essas ações anunciadas pela Google, alternativas tecnológicas foram planejadas e oferecidas à comunidade, divulgadas em informes periódicos sobre serviços como Conferência Web e Eduplay, mantidos pela RNP (Rede Nacional de Pesquisa), inclusive oferecendo treinamentos para seu uso.

Durante o período inicial da limitação, a Google não oferecia nenhuma ferramenta que limitasse, controlasse, ou criasse cotas de uso, por exemplo, para administração do espaço de armazenamento no serviço. Posteriormente, no período em que este recurso foi disponibilizado, grande parte do espaço já estava sendo utilizado e o iminente impedimento do uso tornou-se evidente. Desta forma, criou-se a necessidade de discussão de políticas de uso do espaço no Google Drive, no âmbito da UFABC, para regular e organizar o uso institucional do serviço.

Ressaltamos que, devido à urgência e impacto da medida, a discussão das políticas de uso de espaço de armazenamento no Google Drive e em outros serviços deve ser colocada como pauta prioritária junto aos órgãos competentes.

Justificamos a iminente ruptura emergencial do serviço, devido a um anormal crescimento e aceleração do uso do espaço nos últimos dias (a projeção de uso anterior indicava o mês de maio de 2023 como o período em que chegaríamos a 100% de uso). O limite foi estabelecido emergencialmente com o objetivo de não impedir o funcionamento do serviço para toda a comunidade e permitir um espaço mínimo para manobras e ajustes dentro do espaço total.

Nos últimos dias, o NTI também tem trabalhado e estudado soluções emergenciais possíveis para esta demanda de espaço de armazenamento em nuvem, principalmente na questão didática, e deve apresentá-las como alternativas em breve.

Entendemos e lamentamos os impactos e prejuízos causados com a ação e ressaltamos a importância das solicitações via chamado pela Central de Serviços, de qualquer usuário que se depare com impedimentos ou percalços na utilização do serviço Google Drive.As pessoas que acionaram o NTI pela Central de Serviços já tiveram soluções de contorno habilitadas pelos técnicos. No momento, o objetivo é minimizar os efeitos desta limitação do espaço para armazenamento, tratando caso a caso, e encaminhando a melhor solução para o momento.

Núcleo de Tecnologia da Informação

Universidade Federal do ABC