Acesso à rede sem-fio durante a consulta de opinião para Reitor e Vice-Reitor Saiba mais

Aviso

Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação – CETIC

Última atualização em Quinta, 16 de Outubro de 2014, 17h05

“ O Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (CETIC) é um órgão colegiado, formado por membros das áreas finalísticas e da área de TI, que tem o objetivo de promover a entrega de valor por meio da TI e do uso estratégico da informação na organização. Nesse sentido, a principal tarefa do Comitê é cuidar para que a formulação e a implantação das estratégias e planos de TI estejam harmonizadas com os objetivos organizacionais de alto nível.

Ele é parte do sistema de governança de TI e, por este motivo, de modo a cumprir seus objetivos, realiza as atividades básicas desta disciplina: direcionar, monitorar e avaliar a gestão de TI. Ele é um fórum de debates, negociações, tomada de decisões e resolução de problemas em relação aos assuntos de TI.

Em relação aos direcionamentos dados pelo Comitê, temos como exemplos: a definição de prioridades para os projetos e ações de TI, a tomada de decisão em relação aos recursos orçamentários para a viabilização da implantação dos planos e a deliberação sobre as estratégias, planos e políticas de TI para toda a organização.

O CETIC também realiza o monitoramento e a avaliação da gestão de TI, observando o desempenho das operações de TI e da implantação das estratégias e planos e o cumprimento das políticas de TI, dentre outras atividades. Por exemplo, nas suas reuniões periódicas, os membros do Comitê acompanham a realização do PDTI a partir das informações fornecidas pela unidade de TI e, a partir destas, podem recomendar ou até mesmo determinar um novo direcionamento em relação aos projetos, pactuando novas metas e prazos ou resolver algum entrave à execução de um projeto, como falta de recursos financeiros ou de pessoal. ”

Fonte: Guia de Comitê de TI do SISP: versão 2.0 / Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - Brasília: MP, 2013.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página