Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) realiza o seu I Workshop
Início do conteúdo da página

Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) realiza o seu I Workshop

Publicado: Terça, 19 Novembro 2019 15:28 | Última Atualização: Terça, 19 Novembro 2019 15:28

No dia 25 de outubro, o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), realizou no Bloco Beta do campus São Bernardo do Campo o I° Workshop do NTI, que contou com a presença dos servidores da área.

O intuito do evento foi proporcionar um ambiente favorável a troca de experiência e conhecimento entre os servidores das áreas internas do NTI. O evento fechado apresentou casos internos e trabalhos desenvolvidos pelos próprios servidores. A programação contou com a apresentação de sete palestras com as seguintes temáticas:

  • Produtividade com Coaching;
  • Situação Atual do IPV6;
  • TI Verde e Economicidade;
  • Ações de Governança no NTI;
  • Gestão centralizada de Impressoras;
  • Automatização de Processos com Ansible;
  • Projeto Voluntário: Curso de Informática para terceirizados.

Ainda durante o evento ocorreram duas palestras externas. A primeira foi realizada no período da manhã pelo palestrante convidado Marlon Borba que abordou o tema: Os desafios de um CSIRT na Justiça Federal. Marlon Borba é servidor público federal aposentado. Foi Coordenador técnico do grupo de resposta a incidentes do Tribunal Regional Federal (TRF) – 3ª Região. Em sua apresentação ele ressaltou a importância do envolvimento da alta administração com a estratégia de segurança da informação para estabelecer um Time responsável pelo combate a ameaças cibernéticas envolvendo informações sensíveis ou críticas.

Já no período da tarde ocorreu a segunda palestra externa apresentada pelo palestrante convidado Almir Segatti que abordou o tema: Abordagem Enxuta e Práticas Ágeis, trazendo um panorama do surgimento da prática conhecida como Lean que se baseia em agilidade e por ser o meio fundamental para modificar realidades gerenciais, potencializar resultados e aprimorar o potencial humano buscando obter a diminuição do desperdício de recursos humanos e materiais. Almir Segatti é arquiteto de soluções, Lean Manager e Consultor Digital. Atua como líder e gerente de projetos em consultorias como Stefanini e CI&T. Tornou-se agilista e acredita que abordagens enxutas e práticas ágeis criam a energia necessária para atingir resultados consistentes. Almir possui mais de dezoito anos de experiência com projetos de TI. Pós-graduado pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada (IBTA).

Para os servidores do NTI este evento foi um momento importante para conhecer o trabalho realizado pelas áreas internas e também um momento para estreitar as relações entre todos os servidores da área.

 

Registrado em: Notícias
Marcador(es):
Fim do conteúdo da página