NTI realiza oficina de avaliação do clima organizacional
Nos dias 21 e 28 de fevereiro, o Núcleo de Tecnologia da Informação da UFABC (NTI) realizou uma oficina para discutir ações para a melhoria do clima organizacional.
A oficina envolveu todos os colaboradores da área, que foram separados em grupos para discutir temas derivados do resultado da pesquisa de Clima Organizacional aplicada em outubro e novembro de 2018. As atividades tiveram patrocínio da Coordenação Geral, e participação efetiva da Coordenação de Operações e Serviços de TI, da Coordenação de Negócio e Soluções de TI e da Coordenação de Gestão e Planejamento. A abordagem, a definição da metodologia e a condução da oficina ficaram sob a responsabilidade dos servidores da equipe de governança de TI, estrutura administrativa recém-criada no NTI. Esta nova divisão será responsável pelo direcionamento e monitoramento estratégico das atividades de tecnologia da informação.
A metodologia escolhida para a oficina de Clima Organizacional possibilitou aos participantes o desenvolvimento de diferentes pontos de vista pertinentes aos problemas que o NTI vem enfrentando com o objetivo de melhorar a eficiência da prestação de serviços à comunidade.
Cada grupo desenvolveu um quadro com o uso de post-its listando as possíveis soluções para os problemas elencados. Em seguida, apresentaram os seus destaques, que recebiam uma pontuação após a discussão do tema.
Um dos principais problemas levantados pela maioria foi a falta de comunicação integrada entre as áreas. Para solucionar este problema, alguns grupos propuseram o estabelecimento de canais de comunicação interativos e oficiais de forma a integrar e publicizar os diferentes projetos das divisões e coordenações do NTI e alimentar os projetos estratégicos intersetoriais.
Como resultado da oficina, foram registradas diversas sugestões de iniciativas e projetos, cujos temas ainda serão debatidos e classificados por prioridade.
Entre os dias 25 de março e 5 de abril, a equipe de governança organizou os destaques das oficinas de modo a extrair as principais demandas do ambiente organizacional para apoiar o desenvolvimento de um planejamento coordenado. Como resultado, foram listados os projetos em andamento e iniciativas que poderão atender as demandas encaminhadas pelas divisões do NTI.
Com a entrega da lista preliminar de projetos possíveis e daqueles já em curso, o próximo passo será a criação de equipes e gestores das iniciativas de forma estruturada priorizando cada um de acordo com os objetivos de TIC para a UFABC e outros planos de gestão já em desenvolvimento.
Para saber mais, acesse o relatório.