Ir direto para menu de acessibilidade.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o nti.ufabc.edu.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies.

Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Norma de uso de cookies nos Portais da UFABC.

ACEITAR
Página inicial > Notícias > Manuais e tutoriais > Diagnóstico - problemas de impressão no Linux*
Início do conteúdo da página

Diagnóstico - problemas de impressão no Linux*

Publicado: Segunda, 22 Agosto 2022 11:38 | Última Atualização: Terça, 25 Outubro 2022 14:53

Erros comuns

  • Caso apareça o erro “Unable to connect to CIFS host: NT_STATUS_NOT_SUPPORTED. Will retry in 60 seconds...”, tente adicionar (ou alterar) na seção “[global]” o parâmetro “client min protocol=NT1” no arquivo “/etc/samba/smb.conf”.
  • O Erro “Unable to connect to CIFS host: NT_STATUS_IO_TIMEOUT. Will retry in 60 seconds...” pode aparecer por diversos motivos.
    • Você está tentando imprimir utilizando a conexão Wi-Fi “UFABC”. Neste caso, você deverá tentar imprimir utilizando a rede cabeada da UFABC; caso não seja possível, tente imprimir utilizando a conexão Wi-Fi da Eduroam.
    • O endereço do servidor de impressão foi digitado incorretamente, ou a senha guardada no Linux está incorreta. Verifique se este é o caso, lendo as instruções contidas na próxima seção.

Como verificar se a senha guardada está correta

Caso não tenha conseguido imprimir no Linux, digite no terminal o comando

sudo nano -v /etc/cups/printers.conf

Na linha DeviceURI, certifique-se de que a sua senha (no formato Percent-encoding) está correta.

Figura. A configuração da impressora instalada no Linux.

Formatos alternativos da URI do smb

Caso o uso do formato padrão do protocolo smb não tenha funcionado na instalação da impressora de rede, você pode tentar utilizar algumas variações válidas, incluindo o domínio da UFABC (“UFABC_DOMINIO”) e/ou a porta (445), ou ainda substituindo o IP do servidor de impressão (“172.17.3.227”) por um dos hostname's válidos (“impressao.ufabc.int.br” ou “impressora.ufabc.int.br”).

Exemplos de formatos válidos:

smb://seulogin:suasenha@172.17.3.227/Lexmark%20Server
smb://seulogin:suasenha@172.17.3.227:445/Lexmark%20Server
smb://seulogin:suasenha@UFABC_DOMINIO/172.17.3.227/Lexmark%20Server
smb://seulogin:suasenha@UFABC_DOMINIO/impressao.ufabc.int.br/Lexmark%20Server
smb://seulogin:suasenha@UFABC_DOMINIO/impressora.ufabc.int.br/Lexmark%20Server
smb://seulogin:suasenha@impressao.ufabc.int.br/Lexmark%20Server
smb://seulogin:suasenha@impressora.ufabc.int.br/Lexmark%20Server

Como obter log de erros de impressão no Linux

Caso não tenha conseguido utilizar as impressoras de rede da UFABC após a instalação no Linux, você pode obter um arquivo de log de erros.

No diretório “/var/log/cups/”, procure por arquivos cujos nomes iniciam com "error_log":

Figura. O diretório “/var/log/cups/”, que guarda histórico de erros de impressão no Linux, visualizado no Nautilus.

 Caso queira gerar log em modo de depuração (log mais detalhado), execute no terminal o comando

cupsctl --debug-logging

imediatamente antes de uma tentativa de impressão.
Após gerar o log detalhado, você pode restabelecer a configuração padrão, executando o comando

cupsctl --no-debug-logging

para evitar que os arquivos de histórico cresçam rapidamente.

*Veja a nota.

Registrado em: Manuais e tutoriais
Fim do conteúdo da página