Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Campanha Share UFABC
Início do conteúdo da página

Campanha Share UFABC

Publicado: Segunda, 15 Julho 2019 13:26 | Última Atualização: Terça, 30 Julho 2019 19:07

 Em conjunto com os funcionários do Departamento de Arquivo e Protocolo (DAEP) da Pró-Reitoria de Administração (Proad-UFABC), o Escritório de Governança do NTI com ajuda da divisão de Data Center e da Coordenação de Gestão e Planejamento do NTI desenvolveram uma cartilha sobre o uso consciente das pastas compartilhadas da rede da UFABC (share) que visa a organização do arquivo eletrônico e a otimização do espaço de armazenamento digital.

Os servidores do DAEP César Guarido e Gabriel Oblasser foram consultados quanto aos aspectos legais relacionados à guarda e eliminação de documentos baseado na legislação do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), órgão colegiado vinculado ao Arquivo Nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Após algumas rodas de conversas, foi possível elaborar o documento que deu origem a primeira cartilha da campanha (Fascículo eliminação de arquivos) que visa apresentar alguns conceitos mais básicos de documentos digitais e organização de arquivos. Outras cartilhas serão construídas para complementar a conscientização dos usuários da UFABC em relação ao tema.

A campanha ocorre em paralelo ao projeto de readaptação da infraestrutura de armazenamento compartilhado executado pela equipe de Data Center do NTI. Por sua vez, esse projeto visa melhorar o desempenho de acesso aos arquivos e melhorar o uso do espaço, além de definir limites (cotas) compatíveis com o uso das áreas de forma mais estabilizada.

Além da cartilha contendo orientações práticas, o Escritório de Governança do NTI em conjunto com a equipe de Data Center está organizando treinamentos para orientação das novas perspectivas de uso das pastas compartilhadas, explicando o novo ambiente de trabalho das pastas compartilhadas e dando dicas para economizar espaço de armazenamento. A previsão é que este treinamento esclareça as dúvidas de alguns usuários através de demonstrações que respaldem as instruções técnicas e legais. Os servidores da DAEP se colocaram a disposição para esclarecer possíveis dúvidas sobre aspectos legais da eliminação de documentos.

A princípio, os treinamentos estão sendo agendados pela equipe de Data Center do NTI diretamente com os responsáveis das divisões e Pró Reitorias da UFABC. O critério estabelecido para priorizar a demanda dos treinamentos foi baseado na identificação da criticidade do espaço de armazenamento de cada área. Após o atendimento dessa demanda, o treinamento poderá ser solicitado diretamente pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Segue abaixo a cartilha para consulta.

 

 

Registrado em: Notícias
Fim do conteúdo da página