Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > NTI > Infraestrutura de TIC > Data Centers > IceCube Air
Início do conteúdo da página

SGI Ice Cube Air R60

 

O segundo Data Center é focado para os equipamentos de pesquisa, porém também abriga parte fundamental dos servidores administrativos como redundância do primeiro Data Center (Computadores dedicados exclusivamente para hospedar serviços e sistemas de informações utilizados no cotidiano administrativo da universidade, como o serviço de e-mail, sistemas de gestão financeira, sistemas acadêmicos, etc... ) . 

Esta solução da empresa Silicon Graphics é um datacenter modular em container e foi adquirida em 2011. 

O grande diferencial desta solução está no sistema de climatização que utiliza a técnica de resfriamento por evaporação (evaporative cooling) que tem desempenho muito superior no quesito P.U.E. (Power Usage Efficiency).

Isso significa que para cada equipamento abrigado neste datacenter, muito menos energia elétrica é utilizada em comparação com soluções tradicionais.

Este datacenter possui um grupo gerador redundante que somados possuem capacidade de 500 litros de diesel com autonomia de aproximadamente 8 horas, além disso existe um sistema dedicado de UPS para toda a solução considerando sua carga total.

Caso o sistema de evaporative cooling não encontre as condições ideais de funcionamento devido às condições atmosféricas, a solução ainda conta com um chiller de água gelada com capacidade de 100 TR.

O datacenter modular possui diversos sistemas automatizados e monitorados como: refrigeração, ventilação, controle de umidade e combate a incêndio.  

Para todos os geradores do campus Santo André há um contrato de reabastecimento de emergência que permite a continuidade do negócio por um período ainda mais longo do que a autonomia inicial dos tanques.

 

Registrado em: Infraestrutura
Fim do conteúdo da página