Conjunto de ferramentas digitais e que são de uso obrigatório na UFABC pelas pessoas para efetivar a comunicação, apoiar e facilitar a colaboração e possibilitar a realização de atividades de trabalho síncronas ou assíncronas.
Atente-se: é obrigatório a todos o uso do usuário institucional individual no acesso e na utilização das ferramentas digitais definidas na UFABC.
Comunicação
Chat
Aplicativo de comunicação instantânea e síncrona que permite enviar mensagens, compartilhar arquivos e solicitar a realização de chamadas de áudio e vídeo, parte do pacote Google Workspace for Education Fundamentals, de uso gratuito para instituições de ensino qualificadas.
Webmail UFABC
Sistema de e-mails da universidade, que permite que usuários enviem, recebam e gerenciem suas mensagens de e-mail diretamente pelo navegador.
ConferênciaWeb - RNP
Serviço que permite a realização de encontros virtuais (videoconferências) para até 150 participantes simultâneos, e possibilita suas gravações, oferecendo uma experiência completa e segura em interações online e trabalho colaborativo, fornecido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).
Google Meet
Aplicativo de videoconferência que permite a realização de encontros virtuais para até 100 participantes simultâneos, sem a possibilidade de suas gravações, parte do pacote Google Workspace for Education Fundamentals, de uso gratuito para instituições de ensino qualificadas.
Colaboração On-line
Planilhas
Ferramenta de planilhas on-line que permite criar, editar e formatar arquivos, além de colaborar com outras pessoas, parte do pacote Google Workspace for Education Fundamentals, de uso gratuito para instituições de ensino qualificadas.
Documentos
Ferramenta de edição de textos on-line que permite criar, editar e formatar documentos, além de colaborar com outras pessoas, parte do pacote Google Workspace for Education Fundamentals, de uso gratuito para instituições de ensino qualificadas.
Apresentações
Ferramenta on-line que permite criar, editar e compartilhar apresentações de slides, além de colaborar com outras pessoas, parte do pacote Google Workspace for Education Fundamentals, de uso gratuito para instituições de ensino qualificadas.
Agenda
Ferramenta on-line que permite adicionar, controlar eventos, compromissos e compartilhar a programação com outras pessoas, parte do pacote Google Workspace for Education Fundamentals, de uso gratuito para instituições de ensino qualificadas.
Gerenciamento de Arquivos
Drive
Gerenciador on-line para compartilhamento e edição colaborativa de arquivos na nuvem de forma prática, rápida e simultânea, parte do pacote Google Workspace for Education Fundamentals, de uso gratuito para instituições de ensino qualificadas. Indicado para o compartilhamento de arquivos em elaboração e a curto prazo, sem backup efetuado pelo NTI.
Share UFABC
Plataforma institucional de armazenamento na rede (Pastas Compartilhadas) da UFABC que permite guardar e compartilhar arquivos de forma segura. Indicado para o armazenamento de arquivos, backup regularmente realizado pelo NTI.
Sistemas Institucionais
SIG
Sistema Integrado de Gestão utilizado pela UFABC para a administração e gerenciamento de atividades acadêmicas e administrativas.
Central de Serviços
Plataforma institucional para solicitação e acompanhamento de serviços oferecidos pela UFABC.
Sistema Perfil
Sistema de autenticação, gestão e atualização de usuários institucionais, grupos, e-mails departamentais, listas de e-mail e de ramais.
VPN
Tecnologia que permite criar uma conexão segura e criptografada entre o dispositivo de um usuário e uma rede institucional. Acesso remoto à rede da UFABC.
Polare
Sistema de planejamento, gestão, acompanhamento e transparência do Plano de Entregas das unidades administrativas e dos Planos de Trabalho e dos Termos de Ciência e Responsabilidade dos participantes do PGD na UFABC.
Outros
A UFABC disponibiliza outros sistemas institucionais para as atividades administrativas, acadêmicas e de pesquisa.
Assinatura Eletrônica
SIPAC
Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos da UFABC é uma ferramenta utilizada para gerenciar os processos administrativos, patrimoniais, financeiros e contratuais da universidade, que dentre suas funcionalidades, permite a assinatura eletrônica de documentos.
Assinatura GovBR
Plataforma do governo brasileiro que permite a assinatura eletrônica de documentos em meio digital a partir de conta pessoal gov.br.
ICPEdu - RNP
Serviço da RNP de emissão de certificados digitais pessoais para membros de instituições que fazem parte da Comunidade Acadêmica Federada. Os certificados digitais pessoais emitidos pelo ICPEdu podem ser utilizados em assinaturas eletrônicas de documentos em meio digital.
e-CPF
O e-CPF, emitido por autoridades certificadoras integrantes da ICP-Brasil, é um certificado digital pessoal que poderá, em razão de atribuições funcionais delegadas a determinadas pessoas, ser utilizado para a assinatura eletrônica de documentos em meio digital
Outros
Assinatura eletrônica de documentos externos à UFABC, isto é, documentos de outros órgãos, entidades, empresas ou instituições com as quais a universidade mantém relações administrativas, acadêmicas, de pesquisa ou operacionais.
Aplicações Complementares
Filesender@RNP
Serviço oferecido pela RNP para envio e recebimento de arquivos que não podem ser enviados por e-mail devido ao limite de tamanho de anexo.
Libreoffice
Conjunto de aplicativos de escritório gratuitos e de código aberto, que inclui um editor de texto, planilha, editor de apresentações e outros programas.
Tratamento de PDF
Software de uso livre para manipulação de arquivos em PDF, com capacidade de dividir, unir, girar e remover páginas, dentre outras funcionalidades.
7 zip
Software de código aberto que permite compactar e descompactar arquivos em diversos formatos, oferecendo alta taxa de compressão.
Tutoriais e Materiais de Apoio
Tutoriais
Tutoriais disponibilizados pelo Núcleo de Tecnologia da Informação da UFABC com orientações para utilização dos diversos sistemas e serviços da Universidade.
Suporte
Para suporte quanto a utilização das soluções basta abrir solicitação através da através da Central de Serviços pelo formulário “Serviços para Sistemas Institucionais”, selecionando “ Dúvida de utilização”.
Novas Soluções
Os gestores e chefias das unidades administrativas que identificarem a necessidade de outras soluções para compor as ferramentas digitais deverão informar ao NTI através da Central de Serviços pelo formulário “Serviços para Sistemas Institucionais”, selecionando “Novo Sistema”.