- Configurando a impressora no Linux
- Escolhendo a rede
- Baixando o arquivo PPD
- Editando o arquivo de configuração do Samba
- Baixando o script de instalação
- Executando o script de instalação
- Verificando o status da impressora instalada
- Testando a impressora instalada
- Colocando a impressora instalada como padrão
- Excluindo impressoras
- Para saber mais sobre outras possibilidades de configurações
- Buscando os trabalhos em uma impressora do novo sistema de impressão
O procedimento do tutorial a seguir foi testado no Ubuntu 23.
Configurando a impressora no Linux #
Escolhendo a rede #
Para a configuração da impressora de rede (antes do primeiro uso), recomendamos a utilização da rede cabeada da UFABC.
Importante: Caso esteja tentando utilizar uma impressora de rede da UFABC no Linux por Wi-Fi, certifique-se de que você está conectado à rede Eduroam.
Caso não saiba conectar-se à rede Eduroam, consulte a seção “Eduroam”.
Baixando o arquivo PPD #
Baixe o arquivo do tipo PPD no site do OpenPrinting, clicando no link “directly download PPD”.
Editando o arquivo de configuração do Samba #
Na seção [global] do arquivo /etc/samba/smb.conf, altere (ou acrescente) o parâmetro “workgroup”, atribuindo o valor “ad.ufabc.int.br”:
Para realizar essa alteração, você pode digitar
no terminal, por exemplo.
Baixando o script de instalação #
Baixe o arquivo de texto (script) hospedado no site do NTI.
Executando o script de instalação #
No terminal, altere (se necessário) para o diretório onde está o script baixado com o comando cd.
Certifique-se de colocar o arquivo PPD e o script no mesmo diretório.
Antes de executar o script, abra-o e verifique se na linha do comando “lpadmin” o nome de arquivo PPD escrito no script (“Lexmark-C950-Postscript-Lexmark.ppd”) coincide com o nome do arquivo PPD baixado.
Em seguida, para rodar o script, execute no terminal os dois comandos:
substituindo-se “script.txt” pelo nome do arquivo baixado.
A execução deste script fará o seguinte, nesta sequência:
- atualizações (pode ser um pouco demorado)
- a instalação dos pacotes necessários (samba, smbclient e cups)
- solicitação do seu usuário UFABC
- solicitação da sua senha UFABC
Caso queira escolher outro nome para a impressora de rede, altere o código do script na linha que inicia com lpadmin, substituindo “Impressora-Outsourcing” pelo nome desejado (evite usar espaços no nome).
Verificando o status da impressora instalada #
Se o processo de execução do script foi bem-sucedido, a impressora de rede está pronta para uso em seu sistema operacional Linux.
Você pode verificar o status da impressora instalada cujo nome é “Impressora-Outsourcing” com o comando lpstat:
Testando a impressora instalada #
Como um teste, você pode enviar um trabalho para a impressora de rede com o comando lp.
Por exemplo, para imprimir o arquivo teste.txt localizado em /home/meuusuario/Documentos/, execute o seguinte comando no terminal:
Colocando a impressora instalada como padrão #
Para selecionar uma impressora como padrão, execute o comando lpoptions.
Por exemplo, para escolher a impressora Impressora-Outsourcing como o dispositivo de impressão principal em seu computador, execute o seguinte comando no terminal:
Excluindo impressoras #
Execute o comando
Caso tenha escolhido outro nome no momento de adicionar impressoras, substitua o termo “Impressora-Outsourcing” na linha de comando acima pelo nome escolhido por você.
Para saber mais sobre outras possibilidades de configurações #
Para outras personalizações da impressora instalada via terminal, consulte o manual do CUPS.
Buscando os trabalhos em uma impressora do novo sistema de impressão #
Para saber como liberar os trabalhos na impressora, acesse o seguinte tutorial:
Como buscar trabalhos na impressora.
Nota