Informamos que alguns serviços estão indisponíveis. Estamos trabalhando na solução.

Aviso

Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Perguntas frequentes
Início do conteúdo da página

Perguntas frequentes

Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2013, 21h35 | Última atualização em Quinta, 13 de Novembro de 2014, 18h54

Suporte

O e-mail institucional para alunos da graduação é uma parceria entre a UFABC e a Microsoft, portanto, o NTI não dispõe de tutorias ou informações para configuração desta conta de e-mail em outros clientes, ficando sob responsabilidade do aluno sua configuração.

Para efetuar este redirecionamento, você deve seguir um nossos tutoriais, conforme a preferência de cliente.

No caso de não utilizar ou lembrar o e-mail alternativo cadastrado, você deve comparecer ao NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação, para efetuarmos a alteração, não se esquecendo de trazer sua carteirinha de estudante.

Local: Campus Santo André - Bloco A - Torre 2 - Subsolo ou Campus São Bernardo - Bloco Alfa - Térreo (junto à Prograd)

A criação de login/e-mail institucional é feito por um sistema desenvolvido pelo NTI. O acesso é feito através do link: https://acesso.ufabc.edu.br/site/login clicando em "Novo usuário" e preenchendo os dados solicitados.

Caso o sistema informe alguma inconsistência nos dados fornecidos, você deve entrar em contato com a área responsável pelo seu cadastro.

Obs.: No caso de cadastro de servidor ou estagiário, a responsabilidade é da SUGEPE, enquanto de aluno de graduação, da PROGRAD e de pós graduação e mestrado, da PROPG.

Caso o computador não reconheça seu login de usuário ou senha, você deve alterar sua senha em  https://acesso.ufabc.edu.br/site/login, fazendo seu login (colocando seu usuário e senha), clicando em "Editar perfil" e fazendo a alteração da senha, que pode ser a mesma da atual.

 

A alteração da senha de um e-mail departamental deve ser feita pelo próprio responsável, seguindo o tutorial "Perfil / Acesso", devendo ser aberto pelo próprio responsável pelo e-mail, ou, no caso de impedimento (férias, licenças, etc.), deve ser feita pela interface do setor junto ao NTI.

Não se pode esquecer de informar na solicitação o nome do e-mail, o login atual e o futuro responsável pelo e-mail departamental.

A solicitação de alteração da responsabilidade de uma lista de e-mail deve ser feita através da central de serviços, devendo ser aberto pelo próprio responsável pela lista, ou, no caso de impedimento (férias, licenças, etc.), deve ser feita pela interface do setor junto ao NTI.

Não se pode esquecer de informar na solicitação o nome da lista, o login atual e o futuro responsável pela lista.

A alteração de membros de uma lista de e-mail é feita pelo próprio responsável pela lista, verifique em nosso tutorial "Perfil / Acesso" como isto é feito.

Caso o responsável esteja impedido de fazê-lo (ex.: férias, licença, etc.), deve ser solicitada a alteração de responsabilidade pela lista de e-mail pela interface do setor junto ao NTI, por meio da nossa central de serviços .

 

Datacenter

Setor de sistemas administrativos

Primeiramente, se faz necessária a elaboração de um documento com a especificação do software e dos potenciais riscos que ele pode trazer dado o seu uso dentro da rede interna/rede externa da UFABC. Esse documento deverá ser preenchido por funcionário com cargo de chefia, ou, possuir documentada a ciência e concordância do chefe superior quando feita através de um funcionário sem cargo de chefia. Junto a esse documento deverá ser entregue a mídia física ou eletrônica que contém os arquivos de instalação, bem como as possíveis chaves(senhas) que sejam necessárias para a sua instalação.

Lembramos que deve ser respeitado o caráter do software em questão, não instalamos trial-versions(salvo quando acompanhado da liberação da empresa mantenedora do software, por meio de documento explicito isentando a UFABC de eventuais problemas jurídicos) e nem softwares modificados para não possuir o uso de licenças(piratas).

Posteriormente será julgada a viabilidade dessa instalação dentro do parque computacional da UFABC respeitando sempre a alocação e disponibilidade de recursos e riscos de segurança a rede da UFABC.

O setor de sistemas apenas se responsabiliza por hospedar páginas referentes a alguma atividade acadêmica (Grupos de pesquisa, Cursos, Centros...), atividade institucional (PROGRAD, PROPG, PROPES, ARI, CGRH...) e páginas pessoais de professores, com o intuito de divulgar suas pesquisas acadêmicas e servir de canal de comunicação com a comunidade.

Ressaltamos que as solicitações de hospedagem devem ser feitas através do sistema de chamados do NTI.

Setor de Computação de Alto Desempenho

Basicamente, existem duas formas de se acessar os sistemas HPC da UFABC. Para os usuários que utilizam sistema operacional linux, recomendamos que seja utilizado o acesso via SSH (Security Shell). Para isso, basta que seja aberta uma janela do terminal e seja digitado o seguinte comando:

$ ssh nome_do_usuário@hpc.ufabc.edu.br

Será solicitada a senha de acesso para o usuário. Digitando-a corretamente, o usuário estará logado no máquina hpcbb, que funciona como um gateway para os clusters e para o supercomputador. A seguir, para acessar qualquer uma das máquinas, basta digitar o seguinte comando:

$ ssh nome_da_máquina

Exemplos: ssh cromo; ssh cobalto; ssh bachianas.

Será solicitada a senha de acesso e, a seguir, o usuário estará logado na máquina selecionada. Observação: os sistemas HPC podem ser acessados, inclusive, a partir de redes externas à UFABC.

Para os usuários que utilizam outro sistema operacional (como, por exemplo, Windows ou Mac OS) ou que não tenham familiaridade com o SSH, recomendamos a utilização de alguns softwares que rodam em ambiente gráfico e que facilitam a transmissão de arquivos para os sistemas HPC. Alguns exemplos:

● WinSCP: utilizado em plataforma Windows, serve apenas para transmitir arquivos para outros computadores;

● Filezilla: versão do WinSCP para Linux.

Dados para acesso via programas gráficos:

● Protocolo: SMTP.

● Porta: 22

● Host: hpc.ufabc.edu.br.

 

Além disso, para os usuários do Sistema Operacional Windows, é possível utilizar o software Putty que viabiliza o acesso via SSH nesse sistema operacional.

Os usuários são cadastrados nos sistemas HPC da UFABC com uma senha padrão. É recomendado que cada usuário altere a sua senha o mais rápido possível (de preferência, antes mesmo de realizar o primeiro acesso aos sistemas HPC). Para alterar a senha, o usuário deve acessar o endereçohttp://hpcadmin.ufabc.int.br a partir de qualquer computador dentro da rede da UFABC (pois esse endereço não é público) e seguir os passos indicados.

Alternativamente, o usuário pode acessar o seguinte endereço: http://172.16.18.33/hpcadmin e realizar o login. A seguir será possível alterar a senha de acesso.

IMPORTANTE: o NTI nunca solicita a senha do usuário por e-mail. Caso você receba algum e-mail solicitando a sua senha de acesso aos sistemas da UFABC, saiba que isso é algum tipo de spam ou malware.

A partir de qualquer dos sistemas HPC, o usuário deve criar um arquivo de job com os seus cálculos e salvá-lo na sua pasta dentro do /home. A seguir, para submeter o job basta digitar o seguinte comando:

$ qsub nome_do_job

Apenas a título de informação, a árvore das pastas dos usuários é estruturada da seguinte maneira:

/home/nome_do_grupo/nome_do_usuário

Onde «nome do grupo» é o login do professor orientador. Assim, as pastas de todos os alunos de determinado professor estarão dentro da pasta do grupo dele. Além disso, os professores também têm uma pasta do seu usuário dentro da sua pasta de grupo.

Basta digitar o seguinte comando a partir de qualquer dos sistemas HPC (Cobalto, Cromo ou Bachianas):

$ qstat

Será exibida uma lista de todos os jobs que já estão rodando e quais são os jobs que estão enfileirados no presente sistema.

Em caso de dúvidas ou problemas referentes à utilização dos sistemas HPC da UFABC, basta abrir um chamado (também chamado de tíquete) junto ao NTI no seguinte endereço:

https://acesso.ufabc.edu.br/servicos

O item 8 é destinado à Computação Científica da UFABC (Computação Científica é o nome do setor que gerencia os sistemas HPC da UFABC). Dentro do item 8 há vários subitens que estão relacionados aos problemas e solicitações mais comuns.

Para abrir o tíquete, basta selecionar o subitem desejado e seguir os passos solicitados pelo sistema. Alguns formulários e campos obrigatórios terão que ser preenchidos. É importante destacar que quanto mais informações forem fornecidas pelo usuário, melhor e mais rápido será o atendimento prestado pela Computação Científica.

No próprio endereço de abertura de chamados (https://acesso.ufabc.edu.br/servicos) há um subitem destinado à criação de conta dos usuários. Para que seja criada a conta de um aluno é necessário que o professor orientador/pesquisador solicite a criação do referido aluno. Esse procedimento é importante para garantir uma maior segurança aos sistemas HPC da UFABC.

IMPORTANTE: para o cadastro de usuário (seja de aluno, seja de professor) é necessário que seja fornecido um endereço de e-mail do futuro usuário. Sem o endereço de e-mail é impossível realizar o cadastro de um novo usuário nos sistemas HPC da UFABC.

Portais

A maioria dos sites e portais da UFABC são desenvolvidos utilizando o gerenciador de conteúdos Joomla!.

Apesar de existirem outros sites feitos utilizando apenas linguagens de marcação ou outros gerenciadores de conteúdo, o suporte ao gerenciador de conteúdo Joomla! é garantido.

Não, o NTI presta suporte aos portais desenvolvidos no gerenciador de conteúdo Joomla!, mas não cria novos portais.

Desenvolvimento/Negócios

Não, o usuário e a senha são diferentes. Caso não se lembre da senha, abra um chamado.

 

Fim do conteúdo da página