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Início da regulamentação do uso de recursos de TIC

Última atualização em Segunda, 20 de Fevereiro de 2017, 19h51
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Os membros do CETIC - Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação mobilizaram-se para criar regras de manutenção das contas de e-mails dos discentes egressos da pós-graduação e dos docentes aposentados, visto que a produção científica desses agentes continua a figurar nos relatórios de produção acadêmica da UFABC, por um período de até três anos.

Desde o início, a proposta era editar uma norma que contemplasse a manutenção das contas de e-mails daqueles usuários, como também incluir regras para o uso seguro. Em novembro de 2015, a segunda minuta gerou uma nova discussão. Muitas revisões foram feitas com o intuito de padronizar não somente as regras, mas também instruir a comunidade acadêmica sobre a conduta ética em relação ao uso do correio eletrônico. Muitas consultas externas ao CETIC foram realizadas. Cada membro consultou seus pares. Os discentes da graduação foram consultados com relação ao tempo de manutenção das suas contas de correio eletrônico após a conclusão do curso. Consultas às normas de outras instituições foram feitas também.

Durante as discussões sobre o conteúdo da norma foi ressaltado que seria necessário estabelecer um plano de ações que incluísse ampla divulgação, medição da eficiência, conscientização sobre a Segurança da Informação, palestras e workshops, e a criação de procedimentos administrativos com a finalidade de complementar a estrutura normativa e dar embasamento para as ações que não fizeram parte do escopo.

Em 18 de novembro de 2016, foi publicada a Portaria da Reitoria nº 471, que regulamentou a norma para o uso seguro do correio eletrônico e lista de e-mails institucionais da UFABC. marcou o início da regulamentação sobre o uso de recursos de comunicação e tecnologia da informação quanto aos aspectos de Segurança da Informação. Tais medidas corroboram à Política de Segurança da Informação (Portaria nº 252) publicada em maio de 2013. As regras para o uso seguro do correio eletrônico e listas de e-mails foram construídas de maneira democrática visando uma gestão transparente e participativa.

Mais informações sobre segurança da informação podem ser encontradas no novo menu do portal do NTI, no menu Transparência.

Dúvidas poderão ser enviadas ao e-mail security.nti@ufabc.edu.br, aos cuidados do analista de segurança da informação Cristiano de Noronha Lopes.

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