Página inicial > Histórico de notícias > Gestão de conhecimento do NTI

Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) na UFABC

Última atualização em Quarta, 25 de Março de 2015, 20h44

A disponibilização da CAFe é um grande avanço de serviços disponíveis para a UFABC.

A UFABC, por intermédio do NTI, homologou o contrato referente aos serviços da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), vinculada à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), para a comunidade acadêmica da UFABC.

A CAFe atua na integração de bases de dados de usuários das instituições participantes e permite aos usuários, mesmo quando não conectados à rede de suas instituições de origem, que acessem seus serviços e de outras instituições filiadas, ao fazer uso de um modelo de login único (single sign-on).

Dentre os diversos serviços oferecidos, merece grande destaque o Portal de Periódicos da Capes, que disponibiliza publicações de relevância nacional e internacional à instituições de ensino e pesquisa do Brasil, e ainda conta com um grande acervo de livros, enciclopédias, periódicos, normas técnicas, entre outros.

Com a CAFe, os usuários da UFABC podem acessar o acervo da Capes de qualquer lugar, mediante seu login e senha da UFABC, sem a necessidade da utilização de VPN ou Proxy. Um tutorial para o uso deste serviço está disponível em: http://periodicos.capes.gov.br.ez42.periodicos.capes.gov.br/images/documents/Orientacoes_para_o_acesso_remoto_via_CAFe.pdf.

Outro serviço interessante da Federação é o Filesender, que permite o envio de arquivos grandes por e-mail. Para maiores informações consulte o endereço: http://filesender.rnp.br

Informações sobre os demais serviços podem ser encontradas na seção de serviços avançados da CAFe, disponível no portal da RNP.

Por meio desta e de outras iniciativas, o NTI objetiva disponibilizar serviços e conteúdos de qualidade à comunidade acadêmica.
Aguardem outras novidades!

Importante:

Os serviços prestados pela Federação CAFe não são de responsabilidade da UFABC e podem ser alterados sem prévio aviso. O NTI apenas fornecemos autenticação e valida o vínculo do usuário com a instituição prestadora do serviço.

Ao acessar os serviços da Federação CAFe, é possível verificar quais informações pessoais serão compartilhadas com o prestador de serviços e autorizar ou negar esse compartilhamento. De forma geral, apenas compartilhamos um identificador único, seu nome, endereço de e-mail institucional e vínculo com a instituição (aluno, funcionário, docente, etc.)

A autenticação é feita em ambiente seguro pela UFABC, utilizando sempre a criptografia. O login e senha pessoais nunca são compartilhados com terceiros. Verifique sempre se, após selecionar a UFABC na lista de instituições credenciadas para efetuar login, o navegador é redirecionado para https://acesso.ufabc.edu.br . Cuidado: nunca digite seus dados em páginas fora da UFABC ou forneça-os por e-mail.