Coordenação Geral do NTI

A Coordenação Geral do NTI é responsável pelo planejamento, gestão e coordenação do Núcleo de Tecnologia da Informação da UFABC.

Responsável: Paulo Victor Fernandes da Silva

E-mail: paulo.victor@ufabc.edu.br 



Coordenação de Negócios e Soluções

Coordena a gestão das demandas e a entrega de soluções em automação de processos de negócios da universidade, atua no levantamento e definição dos processos, especificação de requisitos de negócio e de software e desenvolvimento e manutenção dos sistemas de informação.
Mantém um ambiente de gestão de negócios e soluções de TIC, que propicie a integração sistêmica das atividades de levantamento, tratamento e documentação técnica da comunidade acadêmica.

Responsável: Fábio Neves Margarido

E-mail: fabio.margarido@ufabc.edu.br 


Desenvolvimento de Soluções

Sua competência básica é o modelamento e codificação de sistemas. Implementa os casos de uso do projeto que está sendo executado e realiza a integração dos componentes e módulos do sistema. Faz gestão de versões e administra objetos corporativos reutilizáveis. Faz administração, configuração, suporte e manutenção dos sistemas acadêmicos e administrativos desenvolvidos internamente.


Gestão de Bases de Dados

Manipula as estruturas e procedimentos necessários ao armazenamento, recuperação e exclusão de dados. Faz a gestão da integridade e da unicidade dos dados e informações das bases de dados institucionais. Fornece apoio técnico ao Desenvolvimento de Soluções de software, no que concerne a modelagem e gestão de bases de dados.


Gestão de Negócios de TI

Tem por competência mediar a comunicação entre a área requisitante de solução e a área de TI.
Traduz as necessidades de negócio para uma visão organizada e técnica, própria da área de tecnologia da informação; analisa os processos de negócios do requisitante, faz o levantamento, análise e especificação de requisitos; levanta as necessidades do usuário e as formaliza em documentos técnicos que nortearão o desenvolvimento ou a manutenção de um sistema de informação.
São suas atribuições: a criação de documentação de requisitos, de erros e funcionalidades viciadas, modelagem dos sistemas, diagramação, casos de uso, relacionamentos e fluxos de dados.
Faz, também, a gestão das demandas, análise de alternativas, estudo de viabilidade, planejamento dos sistemas e serviços, análise e controle do portfólio de serviços de TI.



Coordenação de Operações e Serviços

Propõe e coordena o desenvolvimento e a implantação de soluções de tecnologia da informação que dão suporte aos processos de atividades-fim da UFABC.
Gerencia os sistemas informatizados, serviços de comunicação, acesso a rede local e internet e integração de sistemas de hardware e software.

Responsável: Carlos Alberto Orsolon Silva

E-mail: carlos.alberto@ufabc.edu.br


Divisão de Data Center

Responsável: Cristiano de Noronha Lopes

E-mail: datacenter.adm@ufabc.edu.br

Sistemas Administrativos:

É o setor responsável por manter os sistemas administrativos em funcionamento. As tarefas executadas se baseiam na manutenção do parque de máquinas responsável por hospedar os serviços administrativos da UFABC (DHCP, DNS, TIDIA, servidores de páginas, Serviços da Biblioteca, Sistema Acadêmico, Backups, Bancos de Dados e outros). Também é responsabilidade do setor a alocação de recursos para novos serviços mediante a disponibilidade desses recursos e a importância que o mesmo tem mediante ao uso.

Computação de Alto Desempenho: 

A seção de Computação Científica da UFABC, também chamada de HPC/UFABC, é o setor responsável pela manutenção e gerenciamento de Supercomputadores e Clusters voltados para a área de pesquisa. Atualmente, a seção de Computação Científica disponibiliza para a Comunidade Acadêmica três equipamentos que podem ser utilizados para rodar cálculos: o Supercomputador Bachianas, o Cluster Cromo (ambos localizados no CPD da unidade Catequese) e o Cluster Cobalto, localizado no CPD do Bloco B do Campus Santo André.


Divisão de Redes

Responsável: Samuel Werneck

E-mail: infra.nti@ufabc.edu.br

Instala, mantém e gerencia a infraestrutura física e lógica da rede de dados e voz e seus subsistemas de apoio. Gerencia e monitora os serviços de acesso à internet. Presta atendimento de suporte de segundo nível na utilização dos serviços de acesso a rede.


Divisão de Suporte

Responsável: Felipe Baena Garcia

E-mail: suporte@ufabc.edu.br

Gerencia,  planeja  e  coordena  as  atividades  da  área  de  serviços  e  suporte  técnico  aos  usuários,   compreendendo   o   desenvolvimento,   aperfeiçoamento   e   uso   da   integração   de  hardwares e softwares, aperfeiçoando a forma e eficiência de atendimento. Propõe melhorias  nos sistemas operacionais dos equipamentos e microcomputadores dos usuários. Estabelece  regras  e  padrões  para  o  uso  da  Central  de  Serviços,  Sistema  de  Tickets  e  Portal  do  NTI,  integrando de forma aprimorada os serviços de TI com a comunidade. 

Instala,  mantém  e  recolhe  equipamentos  de  informática  e  periféricos  nas  salas  de  aula,  laboratórios,  salas  de  professores  e  áreas  administrativas  da  universidade. 
Presta  apoio  técnico  aos  alunos,  funcionários  e  professores,  abrangendo  a  solução  de problemas de hardware e software ocorridos no uso dos equipamentos de TI da universidade. 

Seção de Suporte – Santo André

Responsável: Mailsom José de Souza

Seção de Suporte – São Bernardo do Campo

Responsável: Flávio Archanjo Carramaschi



Coordenação de Gestão e Planejamento

Coordena a gestão e o planejamento das demandas de aquisições de equipamentos, serviços e suprimentos, que dão suporte aos processos de atividades-fim da UFABC. Gerencia os estoques de equipamentos e suprimentos, acompanha a fiscalização dos contratos em tecnologia da informação. Responsável pelo planejamento estratégico de tecnologia da informação, mapeamento de processos, acompanhamento de projetos em tecnologia da informação e levantamento de demandas de capacitação dos servidores do Núcleo de Tecnologia da Informação.

Responsável: Sérgio Roberto Meneses de Carvalho

E-mail: sergio.carvalho@ufabc.edu.br

Clique aqui para ver a escala de teletrabalho da equipe



Organograma

Figura. Organograma do NTI.