Acesso à rede sem-fio durante a consulta de opinião para Reitor e Vice-Reitor Saiba mais

Aviso

Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

NTI realiza oficina de avaliação do clima organizacional

Última atualização em Terça, 07 de Maio de 2019, 21h48

Nos dias 21 e 28 de fevereiro, o Núcleo de Tecnologia da Informação da UFABC (NTI) realizou uma oficina para discutir ações para a melhoria do clima organizacional.

A oficina envolveu todos os colaboradores da área, que foram separados em grupos para discutir temas derivados do resultado da pesquisa de Clima Organizacional aplicada em outubro e novembro de 2018. As atividades tiveram patrocínio da Coordenação Geral, e participação efetiva da Coordenação de Operações e Serviços de TI, da Coordenação de Negócio e Soluções de TI e da Coordenação de Gestão e Planejamento. A abordagem, a definição da metodologia e a condução da oficina ficaram sob a responsabilidade dos servidores da equipe de governança de TI, estrutura administrativa recém-criada no NTI. Esta nova divisão será responsável pelo direcionamento e monitoramento estratégico das atividades de tecnologia da informação.

A metodologia escolhida para a oficina de Clima Organizacional possibilitou aos participantes o desenvolvimento de diferentes pontos de vista pertinentes aos problemas que o NTI vem enfrentando com o objetivo de melhorar a eficiência da prestação de serviços à comunidade.

Cada grupo desenvolveu um quadro com o uso de post-its listando as possíveis soluções para os problemas elencados. Em seguida, apresentaram os seus destaques, que recebiam uma pontuação após a discussão do tema.

Um dos principais problemas levantados pela maioria foi a falta de comunicação integrada entre as áreas. Para solucionar este problema, alguns grupos propuseram o estabelecimento de canais de comunicação interativos e oficiais de forma a integrar e publicizar os diferentes projetos das divisões e coordenações do NTI e alimentar os projetos estratégicos intersetoriais.

Como resultado da oficina, foram registradas diversas sugestões de iniciativas e projetos, cujos temas ainda serão debatidos e classificados por prioridade.

Entre os dias 25 de março e 5 de abril, a equipe de governança organizou os destaques das oficinas de modo a extrair as principais demandas do ambiente organizacional para apoiar o desenvolvimento de um planejamento coordenado. Como resultado, foram listados os projetos em andamento e iniciativas que poderão atender as demandas encaminhadas pelas divisões do NTI.

Com a entrega da lista preliminar de projetos possíveis e daqueles já em curso, o próximo passo será a criação de equipes e gestores das iniciativas de forma estruturada priorizando cada um de acordo com os objetivos de TIC para a UFABC e outros planos de gestão já em desenvolvimento.

Para saber mais, acesse o relatório.

registrado em:
Fim do conteúdo da página